Quem deseja seguir carreira na área policial, sabe que o concurso Polícia Civil é um dos mais disputados. Afinal, essa é uma das organizações mais importantes do Brasil, com boa remuneração e benefícios, além de trazer um enorme prestígio perante a sociedade.
Dessa forma, não é à toa que tanta gente queira participar dos certames da PC. Porém, muitas pessoas querem participar mas não sabem se podem e nem como as etapas do processo seletivo acontecem.
Pensando nisso, hoje trouxemos as respostas para essas e outras questões relacionadas a esse assunto. Portanto, não deixe de ler até o final e não perca nenhuma dica importante.
Concurso Polícia Civil: quem pode participar?
Se você está pensando em prestar concurso para a Polícia Civil, saiba que esses são os requisitos:
- Ser cidadão brasileiro por nascimento, naturalização ou, no caso de ter nacionalidade portuguesa, ser beneficiário do Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com pleno reconhecimento dos direitos políticos;
- Não possuir histórico de envolvimento em atividades criminosas;
- Estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos;
- Estar em conformidade com as obrigações do serviço militar;
- Desfrutar de boa saúde física e mental, compatível com as responsabilidades do cargo;
- Manter uma conduta irrepreensível tanto em sua vida pública quanto privada;
- Estar habilitado para operar veículos automotores, pelo menos na categoria “B”;
- Apresentar uma cópia da última declaração de Imposto de Renda apresentada à Secretaria da Receita Federal ou uma declaração pública de bens;
- Possuir um diploma de graduação superior.
Além desses requisitos gerais, podem haver outras exigências dependendo do cargo, como investigador, escrivão, médico legal, etc.
Como é o concurso da Polícia Civil?
Se você cumpre esses requisitos e quer tentar uma vaga na PC, aqui está um resumo de como é o certame em si e como se preparar.
1. Edital do concurso
O primeiro passo crucial para quem deseja participar de um concurso da Polícia Civil é a leitura atenta do edital. Afinal, esse documento contém todas as informações essenciais, como o número de vagas disponíveis, os critérios de elegibilidade, as datas das provas, as disciplinas, os detalhes dos testes físicos e muito mais.
Sendo assim, ignorar qualquer detalhe do edital pode ser arriscado e comprometer a sua candidatura.
2. Provas Objetivas e Discursivas
Após a inscrição, os candidatos enfrentarão uma prova objetiva, que abrange conhecimentos gerais, específicos e complementares. Geralmente, as questões sobre temas específicos são mais numerosas e têm maior peso na pontuação final. Em seguida, os candidatos encaram a prova discursiva, que possui um mínimo de linhas a se preencher e uma pontuação máxima a se alcançar.
Ambas as provas têm caráter eliminatório e classificatório, exigindo que os candidatos atinjam pontuações mínimas para prosseguir no processo.
3. Teste de Aptidão Física (TAF)
Essa etapa tem o propósito de avaliar a capacidade dos candidatos em realizar tarefas típicas do cargo. Antes dessa fase, os candidatos devem passar por exames laboratoriais e médicos para verificar sua saúde física.
Caso necessário, a junta médica pode solicitar exames adicionais. Assim, se o candidato for considerado apto, ele passará pelo Teste de Aptidão Física, que varia de acordo com o gênero e o edital, incluindo exercícios como barra fixa, flexão abdominal, flexão de braços, corrida de velocidade e corrida de resistência.
4. Avaliação psicológica do concurso da Polícia Civil
Após passarem pelas etapas anteriores, os candidatos passam por uma avaliação psicológica ou Teste de Aptidão Psicológica (TAP). Esta etapa visa identificar se ele possui a personalidade compatível com as funções do cargo.
Em contrapartida, qualquer incompatibilidade pode resultar na eliminação do candidato.
5. Avaliação de Títulos
A etapa de avaliação de títulos é uma oportunidade para os candidatos somarem pontos extras. A saber, vários documentos são aceitos, como diplomas de doutorado, mestrado, de pós-graduação, e tempo de serviço em cargos públicos na área policial.
6. Investigação social
Uma investigação social minuciosa é feita para preencher as Fichas de Informações Confidenciais (FIC) dos candidatos. Nesse estágio, se exigem documentos como certidões de antecedentes criminais da Justiça Federal e Estadual, Militar e Eleitoral, a fim de verificar a conduta do candidato.
Aliás, diversos fatores podem reprovar na investigação social, como:
- Infrações de trânsito graves;
- Demissões por justa causa;
- Reincidência em faltas disciplinares;
- Prática de crimes, entre outros.
7. Curso de Formação para a Polícia Civil
A etapa final envolve um curso de formação, que segue as normas e regulamentos da academia de polícia do estado onde acontece a realização do concurso. Nesse curso, os candidatos aprendem as funções e o comportamento que se espera da Polícia Civil.
Geralmente, o curso é em tempo integral e exige dedicação exclusiva, com atividades diárias, incluindo sábados, domingos e feriados.
Gostou de saber mais sobre o concurso da Polícia Civil? Agora se prepare e volte sempre para saber quando os editais saírem!