Nesta semana, o Governo Federal abriu oficialmente o período de solicitação do consignado para os usuários do programa Auxílio Brasil. Como o próprio nome já indica, o crédito é voltado apenas para as pessoas que fazem parte do projeto social. Quem não está na folha de pagamentos, não poderá solicitar o saldo e nem receber o dinheiro do consignado.
De todo modo, pessoas que não fazem parte do Auxílio Brasil podem solicitar outras modalidades de empréstimo dentro da Caixa Econômica Federal. Uma dos mais famosas foi aberta ainda este ano, e é destinada para trabalhadores que atuam como empreendedores. A ideia é que o cidadão solicite o saldo justamente para conseguir melhorar o seu negócio.
Não é necessário ser um Microempreendedor Individual registrado para poder solicitar este crédito da Caixa. Segundo as informações oficiais, pessoas físicas que tenham algum tipo de negócio também podem solicitar o saldo, desde que consigam comprovar que realmente são empreendedores.
“Com esse empréstimo, você pode pagar as despesas com fornecedores, salário de ajudante/funcionário, contas de água, luz e aluguel, comprar matérias-primas e mercadorias para revenda, entre outros”, diz o texto de apresentação desta modalidade de empréstimo na Caixa Econômica Federal.
Segundo o banco, pessoas que fazem parte do Auxílio Brasil também podem solicitar este crédito. Desta forma, o cidadão que está dentro do programa pode analisar as condições desta modalidade e comparar com as que estão disponíveis no consignado. Logo depois, ele poderá escolher qual das duas formas mais combina com a sua situação.
Exigência
Embora este novo crédito para empreendedores seja notadamente mais abrangente do que o do Auxílio Brasil, o fato é que ele também possui algumas exigências básicas para as pessoas que desejam fazer parte do procedimento.
Em primeiro lugar, é importante dizer que a Caixa pode realizar análises de crédito para aprovar ou não o solicitante. Eles escolhem apenas as pessoas que possuem dívidas bancárias registradas de até R$ 3 mil até o dia 31 de dezembro de 2021.
Para solicitar o crédito, também é necessário que o cidadão tenha uma conta registrada, ativa e atualizada no sistema do Caixa Tem. Além disso, também é importante que ele tenha uma conta poupança social digital no app.
Não é consignado
Há também um detalhe importante em toda esta comparação. O empréstimo para empreendedores do Caixa Tem, não é um consignado. Este é um ponto que trabalhador precisa levar em consideração antes de fechar um contrato.
No consignado do Auxílio Brasil, os usuários não precisarão tirar dinheiro do bolso para quitar a dívida. Os pagamentos acontecem de maneira automática todos os meses na forma de descontos nas parcelas do benefício.
Já no crédito para empreendedores, o cidadão precisa pagar a quantia mensalmente, como em qualquer empréstimo normal. Em caso de não pagamento, o indivíduo corre o risco de deixar o seu nome ficar sujo.
O empréstimo para empreendedores do Caixa Tem libera valores e até R$ 1 mil, e os cidadãos têm de 12 até 24 meses para quitar a dívida. A taxa de juros é de 3,99% ao mês.