Conheça os piores ditadores da história mundial
Ditadores fizeram parte de diversos os períodos da história da humanidade e também em variadas nações. Contudo, o século XX concentra uma grande quantidade de tiranos: de fato, os maiores ditadores da história governaram nesse período.
Alguns ditadores chegaram ao poder por via democrática, como Adolf Hitler, ou através da derrubada de um regime existente, como Augusto Pinochet. Ainda, governos autoritários estiveram presentes em diversas partes do mundo, como na Europa, no continente americano, na África e na Ásia.
Para eu você consiga entender esse assunto, separamos um resumo com os principais ditadores da história e que estarão nas suas provas.
Mao Tsé-Tung
Mao Tsé-Tung foi o líder da Revolução Chinesa e instaurou o socialismo na China, em 1949. A sua ditadura teria sido responsável por matar cerca de 70 milhões de pessoas, entre elas a sua própria esposa.
Adolf Hitler
Adolf Hitler chegou ao poder por vias democráticas: no ano de 1933, ele se tornou chanceler da Alemanha. Pouco tempo depois, Hitler se tornaria o líder do país e precursor do Nazismo. Além disso, Hitler e sua equipe criaram os campos de concentração e os campos de extermínio.
Sob a liderança de Adolf Hitler, o nazismo provocou um dos maiores genocídios da história da humanidade, tirando a vida de cerca de 6 milhões de judeus.
Josef Stalin
Após a morte de Vladmir Lenin, Josef Stalin chegou ao poder da União Soviética. A ditadura de Stalin, conhecida como Stalinismo, foi responsável pela morte de 20 milhões de pessoas, tanto durante a Segunda Guerra Mundial quanto em outros momentos.
Mengistu Haile Mariam
Mengistu Haile Mariam instaurou uma ditadura na Etiópia em 1977. Seu governo foi responsável por mais de 1 milhão de mortes. Em 2006, a justiça internacional condenou Mariam culpado de genocídio e de crimes contra a humanidade.
Augusto Pinochet
Augusto Pinochet derrubou o governo de Salvador Allende e consolidou uma ditadura no Chile, em 1973. Pinochet cometeu uma série de crimes, como o uso da tortura e o assassinato de milhares de pessoas. Dados estimam que o seu regime tirou a vida de 40 mil pessoas.