Caldeus: um resumo com tudo aquilo que você precisa saber
O termo “caldeus” é usado para denominar uma das civilizações que se desenvolveu na antiga Mesopotâmia.
O assunto é extremamente abordado por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar a estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos importantes que você precisa dominar sobre os caldeus. Vamos conferir!
Quem foram os Caldeus? Introdução sobre esse povo
Os caldeus, também conhecidos como neobabilônicos, formaram um povo da Antiguidade que conquistou e habitou os territórios da parte sul da Mesopotâmia, região conhecida também como Caldeia. Nesses territórios hoje estão localizados o Iraque e a Turquia.
A origem dos caldeus é predominantemente árabe. Quando esses povos derrotaram os assírios na Mesopotâmia, foi formado o Segundo Império Babilônico ou Império Neobabilônico.
Caldeus: principais aspectos
Os caldeus conquistaram a Mesopotâmia por meio do poder bélico. Com guerras, os caldeus escravizaram muitos povos, que serviriam como a base de sua mão de obra.
O sistema político dos caldeus era baseado na monarquia e em uma sociedade hierarquizada: abaixo do rei estavam os nobres, depois os sacerdotes, os comerciantes, os pequenos proprietários e os escravos.
A economia desse povo era baseada principalmente em atividades agrícolas que eram desenvolvidas nos rios Tigres e Eufrates. Além disso, as atividades econômicas eram amplas e importantes também no comércio e na criação de animais.
Em relação à religião, os caldeus possuíam uma crença politeísta, ou seja, cultuavam diversos deuses diferentes. A cultura do povo caldeu era muito rica, principalmente graças a Nabucodonosor que transformou a cidade da Babilônia em um centro cultural. Destacaram-se as múltiplas obras urbanas, como os Jardins Suspensos da Babilônia.
Caldeus: decadência e declínio
Depois da morte do imperador Nabucodonosor, o império dos caldeus passou a enfrentar um forte período de declínio e foi dominado pelos Persas.