José Bonifácio, conhecido como o “patriarca da independência do Brasil”, é uma figura muito importante para a história brasileira.
Dessa forma, não é de se surpreender que questões que envolvem essa personalidade história apareçam com frequência dentro dos principais vestibulares do Brasil. Além disso, você também pode usar a biografia de José Bonifácio e a sua relação com a história do Brasil como repertório para a sua redação.
Assim, para que você possa entender mais sobre essa figura, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre José Bonifácio. Confira!
José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu no ano de 1763 na cidade de Santos. Vindo de uma família de classe alta, Bonifácio concluiu os seus estudos no continente europeu.
O homem que exerceu grande influência sobre o imperador D. Pedro I faleceu no ano de 1838.
O “patriarca da Independência”, como Bonifácio ficou conhecido, participou ativamente do movimento pró-independência do Brasil e foi um dos responsáveis por instigar D. Pedro I a proclamar a independência brasileira. Além disso, ele foi presidente da junta governamental de São Paulo e também ministro e assessor de D. Pedro I.
Bonifácio conquistou um lugar no ministério brasileiro em um momento em que nenhum brasileiro havia alcançado essa posição. Além disso, como assessor do imperador, ele se destacou como o responsável por diminuir os atritos que existiam entre Pedro I e a Assembleia Constituinte.
José Bonifácio foi um homem com grande capacidade política para liderar os assuntos do governo e exerceu a função com autoritarismo, ideias conservadoras e defendendo os interesses da elite.
No ano de 1831, um período de atrito em função de ideias opostas, Bonifácio se reaproximou do imperador e se tornou tutor de seu filho, o futuro D.Pedro II.