D. João VI: biografia e principais feitos
D. João VI, conhecido também como “o clemente”, passou a exercer uma influência direta na história do Brasil após a vinda da família real para o Brasil em 1808.
Assim, é muito importante que você conheça muito bem D. João VI, principalmente porque referências a esse rei podem aparecer dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a figura de D. João VI. Confira!
D. João VI: contexto histórico da vinda para o Brasil
A vinda da família real para o Brasil aconteceu entre os anos de 1807 e 1808. Na época, boa parte da corte portuguesa, incluindo o rei D. João VI, vieram para o Brasil.
A viagem foi planejada por D João VI para fugir da invasão de Napoleão Bonaparte, que estavam chegando em Portugal depois da quebra do Bloqueio Continental por parte dos lusitanos, que continuaram realizando transações comerciais com os ingleses.
Quem foi D. João VI?
D. João VI se tornou o príncipe regente de Portugal no ano de 1799. Posteriormente, em 1818, ele se tornaria também rei do Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves, com a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas.
Quem foi D. João VI: biografia
D. João VI nasceu em 13 de maio de 1767 e se tornou o herdeiro do trono português após a morte de seu irmão , que era o primogênito.
No ano de 1807, como mencionado, D. João VI, sua família e a corte portuguesa fugiram para o Brasil, que era colônia de Portugal na época. Ao passar por Salvador, antiga capital da colônia, o rei criou a primeira Faculdade de Medicina do Brasil e, ainda, oficializou a abertura dos portos às nações amigas, promovendo o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
O rei retornaria para Portugal no ano de 1820, deixando o seu filho D. Pedro I como regente. D. João morreria seis anos depois, em 1826.