Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, conhecido como Assis Chateaubriand, era considerado um dos homens mais influentes do Brasil na primeira metade do século XX.
Assim, não é de se surpreender que questões sobre Assis Chateaubriand e seus feitos aparecem em provas de história do Brasil. Você também pode usar essa personalidade como um repertório dentro das suas redações.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a figura de Assis Chateaubriand. Vamos conferir!
A trajetória de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido simplesmente como Assis Chateaubriand, foi amplamente retratado pelos Diários Associados, um grupo midiático muito importante nas décadas de 40, 50 e 60.
Assis Chateaubriand era proprietário dos Diários, além de atuar também como político, advogado e empresário. Chatô, como era conhecido, nasceu na cidade de Umbuzeiro, em outubro de 1892. Ele foi, ainda, o responsável pela criação de uma das revistas mais importantes da história da comunicação no Brasil: O Cruzeiro.
Assis Chateaubriand foi um dos maiores responsáveis pela difusão da televisão no Brasil, principalmente por meio da criação da TV Tupi.
Em 1950, ele inaugurou a TV Tupi, a primeira emissora da América Latina. O próprio Assis Chateaubriand comprou muitos aparelhos de televisão que ainda não existiam no Brasil. Ainda, ele também colocou televisões em pontos públicos de São Paulo para que a população também pudesse acompanhar a primeira transmissão de TV, realizada em setembro de 1950.
No campo da política, Chatô apoiou a campanha de Getúlio Vargas para a presidência em 1930 por meio do uso de sua influência na imprensa.
Ele também ocupou o cargo de senador da Paraíba e atuou também como embaixador do Brasil na Inglaterra.
Assis Chateaubriand era um amante das artes e colecionava obras importantes. Ele foi o fundador de um dos museus mais importantes do Brasil, o Museu de Artes de São Paulo (MASP), em 1947.