Talvez você já tenha se perguntando quanto poupar mensalmente e qual seria o valor ideal para guardar e investir todos os meses. Porém, pode ser que também não tenha chegado a nenhuma conclusão.
Por isso, neste texto nós reunimos algumas ideias e considerações que podem ser úteis para quem está em busca de uma forma de poupar com mais organização e eficiência. Acompanhe.
Quanto poupar mensalmente?
Apesar de não haver uma resposta única de quanto poupar mensalmente, existem algumas considerações que podem nos ajudar nesse momento. Lembrando que o mais importante é avaliar a sua realidade financeira e os seus objetivos de longo prazo, a fim de adaptar as suas finanças de forma inteligente.
Afinal, para uma pessoa sem filhos, por exemplo, pode ser fácil poupar 20% do salário. Para outra, isso pode ser um pouco mais difícil. Por isso, faça uma análise estratégica da sua situação, para fazer uma boa escolha.
Com isso em mente, veja as sugestões que trouxemos:
1. Regra do 50/30/20
A regra do 50/30/20 é bastante simples. Nessa regra, 50% da renda mensal é usada para pagar contas de necessidades básicas, como luz, água, telefone, moradia, etc. Já os outros 30% podem ser alocados em desejos mais pontuais, como compras, passeios, viagens e afins. Por fim, os 20% podem representar o valor que você poupa e investe todos os meses, focando na aposentadoria ou outros objetivos importantes para o seu futuro.
2. 10% para aposentadoria
Caso você não deseje seguir a regra acima, também pode considerar a ideia de poupar 10% para a aposentadoria. Lembrando que além de poupar é muito importante investir bem o seu dinheiro, para que se torne possível construir um futuro mais sólido para você mesmo.
Também é possível aumentar essa porcentagem, sempre considerando aspectos como a sua idade, sua realidade financeira hoje e outros objetivos, como a necessidade de comprar uma casa antes de se aposentar. Tudo isso deve entrar na conta, considerando que 10% é visto como o “mínimo” por muitos especialistas.
3. Construção do fundo de emergência
Na conta de quanto poupar mensalmente, lembre-se de reservar uma parte para construir a sua reserva de emergência. Normalmente, o indicado é que essa reserva seja capaz de bancar as suas necessidades básicas por, pelo menos, 6 meses, caso algo inesperado aconteça. Então, fazer um plano para poupar essa quantidade também é muito importante.
4. Porcentagem de acordo com a sua renda
Lembre-se de que não existe um valor específico de quanto poupar mensalmente, e que tudo depende dos seus objetivos, realidade e renda. Por exemplo, pessoas que ganham super bem podem se dar ao luxo de poupar até 50% do salário, pois faz parte da realidade delas. O importante é calcular o que é possível e se comprometer com o próprio futuro.
Acompanhe as finanças periodicamente
Por fim, não se esqueça de acompanhar as suas finanças periodicamente, pois a sua situação pode mudar eventualmente. Assim, ter esse controle “de perto” pode ser um caminho bem promissor rumo aos seus maiores objetivos e maior controle financeiro. Boa sorte!