Quando pensamos em empreender, a dificuldade é fazer a escolha correta. Por isso, é muito importante entender o mercado e o público consumidor. Assim, muitas vezes as franquias são alternativas interessantes, afinal geralmente são marcas já consolidadas. Uma marca muito famosa de fast-food atualmente é, por exemplo, o franchise Subway. Por isso, vamos te mostrar mais sobre a marca e quanto custa uma franquia do Subway. Saiba mais sobre empreendedorismo.
Afinal, quanto custa uma franquia do Subway? O Subway é uma franquia de fast-food muito conhecido e amplamente consumido em várias partes do mundo. Trata-se de uma rede que se constitui como um importante alvo de investimentos de grandes empresários. Afinal, é um empreendimento que promove segurança e altas chances de sucesso. Isso porque o Subway é considerado como a maior franquia de sanduíches do mundo e vem se espalhando cada vez mais pelos países. Dessa forma, está presente também no Brasil, onde existem quase dois mil restaurantes.
Assim, investir nessa franquia é uma excelente opção para direcionar um dinheiro que necessita ter altas chances de retorno, até mesmo em um prazo não muito longo, porém com a certeza da manutenção da unidade. Isso porque a demanda sempre existirá, independentemente do local em que a unidade será aberta.
Essa garantia de sucesso é uma das maiores vantagens. Isso, inclusive, torna fácil um possível financiamento com bancos para que o investimento seja realizado.
Além da garantia de sucesso, a franquia oferece muitas outras vantagens. Isso se evidencia por estatísticas que mostram que o número de fechamento é quatro vezes menor quando comparado a outras empresas.
Uma delas é investir em uma empresa que já possui muitos clientes fidelizados. Afinal, muitas pessoas possuem o hábito de se alimentar no Subway, seja para fazer um lanche ou para realmente almoçar.
Além disso, a própria franquia faz um assessoramento para que os bancos financiem a unidade do franqueado, estimulando a sua construção e funcionalidade. Ainda, existe o suporte de treinamento para os contratados e um auxílio jurídico e organizacional. Além disso, orientações sobre a metodologia de trabalho e de gestão utilizada pela empresa.
Ainda, existem auxílios a respeito de pesquisa de mercado, sobre os pontos mais estratégicos, divulgações, estudo de público alvo etc.
Os valores iniciais para o investimento podem variar um pouco e essa variação será por causa principalmente pelo espaço que será ocupado pela unidade.
A loja Subway pode ser construída em espaços pequenos, como pontos de bairro e anexos de supermercados, como em espaços maiores, como shoppings e aeroportos. Dessa forma, essa flexibilidade proporciona essa variação de custo em relação a construção e administração, podendo ter mais ou menos funcionários, por exemplo, ou o aluguel do ponto seja maior ou menor.
Com isso, quando comparado a outras grandes redes de fast-food, o Subway possui valores mais acessíveis e oferece a possibilidade de custos bem menores.
Assim, o valor de investimento inicial mínimo costuma ser 450 mil reais e essa quantia pode variar até 975 mil reais, dependendo desses fatores que interferem na unidade. O prazo de retorno, ou seja, o lucro envolvido, é de 24 a 36 meses.
Além desse capital inicial investido, cobram-se taxas do investidor. Isso é para que se ofereça e mantenha o suporte durante todo o contrato e suas possíveis renovações.
As taxas iniciais de franquia costumam variar entre 55 mil reais e 83 mil reais, podendo sofrer alterações dependendo do acordo realizado no contrato. Essas taxas são únicas e devem ser pagas junto com o capital inicial investido. Isso porque a partir da assinatura, a franqueadora já possui obrigação de oferecer o suporte adequado.
Outras taxas importantes são os Royalties, que precisam ser pagas mensalmente. Cobram-se essas taxas em um valor de 8% sobre o faturamento bruto da unidade do franqueado. Junto a essa taxa mensal, também é necessário pagar uma taxa de publicidade, que normalmente está fixada em 4,5% do faturamento mensal.
Da mesma forma que o investimento inicial, o lucro mensal da empresa vai depender do tamanho, da localidade e de outros fatores que tornaram o capital inicial maior ou menor.
De toda forma, independentemente, o faturamento médio costuma girar em torno de 80 mil reais. Já a margem de lucro se fixa em mais ou menos 15% do valor do faturamento bruto do mês.
A franquia não é muito exigente, possuindo critérios muito baixos para admissão, o que facilita o desejo do investidor.
O processo também é simples e basicamente consiste em solicitar o catálogo da franqueadora, fazer o cadastro e esperar a aprovação. Então, depois de aprovado, o potencial franqueado passará por algumas questões burocráticas de aceitação de termos, normas e modelos operacionais.
Em seguida, haverá uma entrevista que vai definir verdadeiramente a aprovação.