No Brasil, é comum que exista um documento específico para cada âmbito federal, como é o caso da Carteira de Trabalhador, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo.
Por serem documentos exclusivos e importantes, é necessário que os brasileiros se atentem aos seus prazos de validade, indicando uma possível renovação. No entanto, é importante frisar que nem todo documento expira. Veja mais a seguir.
Auxílio Brasil : Bolsonaro decide aumentar o benefício para R$600
Dentre os vários documentos emitidos no país, existem alguns que não possuem uma validade, tendo que ser renovados apenas em casos de extrema degradação ou perda. Confira quais são:
Urgente! Auxílio emergencial temporário pode retornar no segundo semestre!
Em contrapartida, alguns documentos precisam ser atualizados no decorrer do tempo, a exemplo a CNH, Passaporte e RG. Veja os prazos de validade de cada um deles a seguir:
O Governo Federal liberou uma nova versão do RG, principal documento de identificação do cidadão brasileiro. A intenção é trazer mais modernidade ao sistema e proteção contra fraudes, dentre outros perigos.
Veja o que mudou a seguir!
O processo de implementação do novo RG ainda é recente, sendo assim, os órgãos de identificação de cada estado têm até março de 2023 para começarem a emitir o novo documento, segundo a determinação do Governo Federal.
De todo modo, é possível que alguns estados já estejam emitindo a nova versão do documento. Para saber se já possível ter o novo RG, vá até uma unidade de cadastro e pergunte um atendente. Caso a resposta seja positiva, será possível gerar o novo documento.
Com relação ao prazo de validade do RG, seguirá as seguintes proporções:
Todavia, é importante informar que existem outras mudanças trazidas com o novo RG. Confira a seguir:
14º salário do INSS pode ser liberado para os aposentados e pensionistas este ano?