Cresce a expectativa de milhões de brasileiros em torno de um possível anúncio do Governo Federal nesta quinta-feira (25). Segundo informações de bastidores, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) poderá divulgar medidas para reduzir os preços dos carros populares no Brasil no decorrer dos próximos meses.
Nas últimas semanas, Alckmin se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) e com vários representantes de montadoras do país. Eles discutiram medidas para baratear os preços dos carros populares. Boa parte destas ideias poderão ser aplicadas já no decorrer deste ano de 2023.
Há, por exemplo, o plano de reduzir ainda mais a cobrança de impostos como o IPI e o ICMS. Além disso, uma ala do Governo Federal defende que o Ministério do Trabalho libere o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento destes automóveis, o que poderia fazer com que os juros da compra fossem reduzidos para o consumidor final.
Ainda não se sabe exatamente quais destas medidas listadas acima realmente deverão ser implementadas pelo Governo Federal. É justamente por este motivo que há uma expectativa pelo anúncio do vice-presidente. De todo modo, algumas projeções já estão sendo feitas em relação ao tamanho da queda dos preços dos carros no Brasil.
Modelos já existentes
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o Governo não vai obrigar as montadoras a criarem um novo modelo de carro para venda no Brasil. A ideia é simplesmente baratear os preços dos veículos populares que já estão sendo oferecidos por todas as empresas que vendem estes carros no país.
Não será uma tarefa fácil. Montadoras que atuam no Brasil são unanimes em afirmar que os seus modelos mais populares já implicam uma margem de lucro apertada para estas empresas. Assim, elas acreditam que é um desafio encontrar um preço ainda menor, sem comprometer as contas internas destas marcas.
Quais serão os preços?
Nesta semana, especialistas ouvidos pelo Jornal do Carro realizaram uma estimativa de queda nos preços dos automóveis no Brasil, considerando um cenário em que o Governo Federal consiga uma redução de R$ 15 mil apenas na área dos impostos. Veja como ficariam os preços logo depois deste movimento.
- Renault Kwid Zen – de R$ 68.990 para R$ 53.990;
- Fiat Mobi Like — de R$ 68.990 para R$ 53.990;
- Citroën C3 Live 1.0 — de R$ 72.990 para R$ 57.990;
- Fiat Argo Drive 1.0 — de R$ 79.790 para R$ 64.790;
- Renault Stepway Zen 1.0 — de R$ 79.990 para R$ 64.990;
- Volkswagen Polo Track — de R$ 81.370 para R$ 66.370;
- Hyundai HB20 Sense — de R$ 82.290 para R$ 67.290;
- Volkswagen Polo MPI — de R$ 83.390 para R$ 68.390;
- Fiat Cronos 1.0 — de R$ 84.239 para R$ 69.239;
- Chevrolet Onix 1.0 — de R$ 84.390 para R$ 69.390.
Vale ressaltar que esta queda toma como um base um cenário otimista para o Governo, que teria que contar com o apoio dos governadores para reduzir os preços dos carros populares. A redução do ICMS, por exemplo, deve partir da decisão de cada estado, e este sistema vai demandar uma longa negociação.
Meio ambiente
A possível redução dos preços dos carros populares vem sendo ventilada pelo presidente Lula nos últimos dias. Em uma determinada ocasião, ele chegou a dizer que é preciso baratear os preços dos automóveis porque os mais pobres não conseguem comprar um carro por R$ 90 mil.
Membros de agências ligadas ao meio ambiente não gostam da medida por considerarem que ela poderá ter um efeito negativo para a poluição do ar em várias cidades do país. Além disso, há também uma preocupação com o aumento dos engarrafamentos.
Sobre este assunto específico, o Governo Federal ainda não se pronunciou. A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), também não vem fazendo comentários públicos sobre esta ideia de redução dos preços dos carros populares.