Você conhece quais são as doenças causadas pelo estresse? Conhece as consequências que os picos de estresse podem causar em seu organismo? Então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje.
Vamos lhe apresentar os efeitos que podem surgir a partir do estresse não tratado e não observado. Saiba mais abaixo.
Mas afinal, quais são as doenças causadas pelo estresse? Veja a lista a seguir e saiba mais:
Quando estamos em um pico de estresse, automaticamente os nossos níveis hormonais passam a sofrer alterações. É um reflexo natural do corpo, com o intuito de fazer com que fiquemos alertas e busquemos ações que aliviem a fonte de estresse.
Isso porque, na essência, o estresse nada mais é do que um estado de alerta para que tomemos decisões importantes.
Porém, quando esse estresse não é bem administrado, os níveis hormonais podem sofrer variações muito intensas, resultando em um aumento de cortisol no organismo.
Como consequência, o desenvolvimento da depressão pode se iniciar a partir deste cenário.
Quando estamos nos sentindo estressados, o coração pode acelerar e a nossa pressão arterial aumenta. Isso ocorre a partir da redução de fluxo sanguíneo que o estresse é capaz de desencadear.
Assim, quando o estresse é repetido e se transforma em algo crônico, pode causar irregularidades no funcionamento do sistema circulatório e no coração, evoluindo para os comprometimentos das artérias e até mesmo infarto.
O estresse e todas as alterações hormonais podem impactar na qualidade do sono, gerando noites menos reconfortantes e energizantes e fazendo com que o cansaço diário também sirva de gatilho para o estresse.
Com isso, cria-se uma “bola de neve” do estresse: noites mal dormidas, maior estresse ao longo do dia e maiores dificuldades para dormir.
Quem passa por períodos de altos níveis de estresse sabe o quanto o mesmo é capaz de desencadear efeitos intensos em nosso sistema digestivo.
Aqui podemos citar dores de barriga, diarreia, gastrite e úlceras, azia, má digestão, entre outros problemas. Tudo isso porque a psicossomatização é uma realidade que põe em pauta o que a mente esconde.
As doenças de pele também entram para a nossa lista de doenças causadas pelo estresse. Basta analisarmos períodos em que estamos com alergias, dermatites e até mesmo acnes e nos daremos conta de que o estresse esteve mais evidente nestes momentos.
Afinal, a pele é o maior órgão do nosso corpo e, por conta disso, é o primeiro a demonstrar sinais de desequilíbrios psicológicos. Um exemplo disso é a própria maskne, que surge por conta do uso de máscaras e estresse na pandemia.
Estamos no Janeiro Branco, e é chegado o momento de cuidarmos de nossa saúde mental com mais atenção. Para isso, atente-se aos sinais de estresse e ansiedade e saiba dar pausas importantes ao longo dos dias.
Cuide de você, faça psicoterapia e não se sobrecarregue tanto. Lembre-se que todo mundo possui limites pessoais que devem ser respeitados.