Maskne: O que é? Como tratar este tipo de acne?

Em tempos de pandemia, o termo maskne tem aparecido com bastante frequência, em decorrência da acne causada pelo uso de máscaras de proteção. Mas, por que este tipo de acne acontece? Como é possível driblar o problema e ainda manter a saúde e proteção?

Para que você possa compreender tudo sobre o assunto, acompanhe este texto de hoje.

O que é maskne e por que acontece?

Como mencionamos, a maskne nada mais é do que a acne causada pelo uso da máscara de proteção. Isso ocorre por conta da umidade que pode ficar na região do rosto, além de que o atrito do tecido com a pele pode agredi-lo. A pele irá transpirar mais, além de que haverá um maior acúmulo de sujidades.

Tudo isso pode elevar as chances de inflamação, além de causar a obstrução dos poros. Por conta disso, é de suma importância que a máscara seja higienizada corretamente e a troca aconteça de modo recorrente. Além disso, existem outras medidas importantes para tratar o problema, que destacaremos no próximo tópico.

Como tratar a maskne? Quais cuidados devemos ter?

Para tratar a acne causada pela máscara facial, é preciso que você tome cuidado com alguns pontos muito importantes. De maneira geral, o tratamento seguirá igualmente ao de uma acne comum, mas a prevenção e os cuidados diários podem ser diferentes em alguns pontos. Veja:

  • Mantenha a higiene da pele em dia

A higiene da pele é essencial para o mantimento do equilíbrio da oleosidade e diminuição de sujidades que possam obstruir os poros. Por isso, é importante que você higienize com gel de limpeza ao acordar e durante o seu banho, antes de dormir. Isso deixará a sua pele respirando mais e equilibrará o tecido cutâneo.

  • Use produtos adequados ao seu tipo de pele

Além da higienização, lembre-se de usar produtos adequados ao seu tipo de pele. Ou seja, além de limpar, aplique um hidratante que seja compatível com as suas necessidades. Isso melhorará o aspecto da pele como um todo.

  • Evite maquiagem e livre-se da maskne

Sabemos que muitas pessoas são apaixonadas por maquiagem, porém, combinar maquiagem com máscara de proteção talvez não seja a melhor alternativa. Primeiro porque a base poderá manchar o tecido, segundo porque a obstrução dos poros será ainda maior. Além de que a transpiração poderá piorar a sensação na pele.

  • Aposte em máscaras 100% algodão ou cirúrgicas

As máscaras mais adequadas para cuidar da pele são as feitas de algodão ou as cirúrgicas. Isso porque estas duas permitem que as células do tecido cutâneo consigam respirar de uma forma melhor, evitando que haja um abafamento muito grande na região e diminuindo as chances de se desenvolver a maskne.

  • Não limpe a pele exageradamente

Do mesmo modo que é preciso limpar bem a sua pele, evite limpar exageradamente. Isso porque se você lavar com muita constância, acabará retirando a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta aos agentes externos e nocivos para a saúde do tecido.

Com estes cuidados, você certamente terá uma pele muito mais limpa e equilibrada, com a saúde sempre em dia e em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.