Os benefícios da leitura ativa são capazes de impactar o desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa. Isso porque essa técnica viabiliza uma aprendizagem muito mais consistente e assertiva sobre determinado assunto que se lê.
Afinal, não estamos apenas focando superficialmente nas palavras que estão escritas, mas sim, nos atentamos para cada conceito e significado por trás delas.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios dessa prática, sugerimos que você acompanhe o conteúdo de hoje e fique por dentro desse assunto. Vamos lá?
Para que você possa entender do que se trata a leitura ativa, sugerimos que você leia o nosso conteúdo sobre essa técnica de leitura eficiente. Isso lhe ajudará a compreender ainda mais os benefícios da prática. 😉
Mas, por ora, podemos resumir a leitura ativa como uma prática dinâmica de leitura. Ou seja, uma leitura que viabiliza uma espécie de diálogo com o que se lê. Você não apenas “passa os olhos” no texto, mas sim, conversa com o que está escrito.
Compreendido isso, vamos agora aos benefícios dessa técnica:
Quando lemos de maneira mais ativa, automaticamente melhoramos o nosso foco e concentração durante os nossos estudos.
Afinal, não estaremos lendo de maneira superficial e rápida, mas sim, estaremos dialogando com o material, fazendo com que a nossa mente raciocine de um modo mais efetivo.
Um dos benefícios da leitura ativa que mais impactam no desenvolvimento de qualquer pessoa é com relação ao pensamento crítico.
Isso porque essa prática viabiliza uma leitura que questiona e “conversa” mais com o texto, não aceitando o conceito ali exposto sem antes raciocinar de maneira consistente sobre ele.
Consequentemente teremos muito mais argumentos sobre o material que estamos estudando.
A leitura ativa também nos ajuda a aprender mais e mais rápido. Isso porque estaremos absorvendo cada linha de um texto, de uma forma mais intensa e ativa.
Ao mesmo tempo, impedimos que a nossa mente desfoque do conceito lido, deixando de absorver informações relevantes, por exemplo.
Quem nunca se sentiu cansado ao ler apenas uma página de um material de altíssima complexidade? Pois é… A leitura superficial pode atrapalhar a aprendizagem, tornando os estudos mais cansativos e menos prazerosos.
Em contrapartida, a leitura dinâmica e ativa faz com que nos sintamos mais inteirados com o que lemos, aumentando o prazer e a satisfação diante dessa atividade.
Da mesma maneira que você se sente mais inteirado com o texto e a atividade se torna mais dinâmica, automaticamente você diminui o tédio durante a leitura. Isso porque você está ativo, e fazendo a sua mente raciocinar de uma maneira criativa e consistente.
E assim, pode até mesmo impedir que a procrastinação seja uma consequência do tédio nos estudos.
Interessante, não é mesmo?