As consequências da Segunda Guerra Mundial: um resumo completo
Todos sabemos que a Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos de toda a história da humanidade. Mas você sabe quais as consequências desse evento?
O tópico pode ser abordado por questões de história, principalmente nos vestibulares e no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial. Vamos conferir!
Quais foram as consequências da Segunda Guerra Mundial?
A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945. Entre as principais consequências causadas pelo conflito mundial podemos citar os 50 milhões de mortos e os 35 milhões de feridos. Além disso, o embate também afetou o cenário econômico e geográfico mundial.
No entanto, uma das principais consequências da guerra, causadas pelo Nazismo, foi o extermínio de 6 milhões de pessoas, como forma de garantir a hegemonia ariana. O Holocausto é considerado um dos principais crimes contra a humanidade.
Consequências da Segunda Guerra Mundial: impactos econômicos
A Segunda Guerra Mundial ocasionou custos de cerca de 1 trilhão e 385 bilhões de dólares aos EUA, à União Soviética e ao Japão. Esses gastos resultaram no surgimento de diversos problemas sociais não só nos países mencionados, mas em todos que participaram da guerra.
No entanto, podemos afirmar que os Estados Unidos foi o único país que sofreu menos que os demais, uma vez que o seu território não foi atacado. É justamente por esse motivo que os EUA serão capazes de utilizar o próprio capital para promover o maior plano de reconstrução da Europa: o Plano Marshall.
Consequências da Segunda Guerra Mundial: geopolítica
O fim Segunda Guerra Mundial afetou a geopolítica mundial, impactando as fronteiras de diversos países do mundo. A Tchecoslováquia, por exemplo, passou a fazer parte da União Soviética.
Também podemos dizer que muitas transformações afetaram os países que participaram da guerra. Itália, Romênia, Hungria, Bulgária e Iugoslávia deixaram de ser monarquias e se tornaram repúblicas. Portugal e Espanha, por sua vez, foram isolados do sistema internacional por estarem sob regimes ditatoriais.
Contudo, a principal consequência política do fim da Segunda Guerra Mundial foi o início da Guerra Fria, embate entre o bloco socialista, liderado pelos soviéticos, e o bloco capitalista, liderado pelos americanos.