O Governo Federal concluiu na última semana os pagamentos de fevereiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 18 milhões de pessoas receberam esse benefício na última semana. Pelo menos é isso o que se sabe oficialmente. O próximo repasse deve sair em março.
Mas mesmo que o Governo já tenha feito quatro pagamentos do seu Auxílio Brasil, o fato é que muita gente ainda não sabe o que está recebendo de fato. Essa confusão é mais comum do que se imagina. Acontece que esse é um programa que atende as pessoas por causa da soma de uma série de benefícios soltos.
Então, o valor que você vai receber nada mais é do que a soma desses complementos. É justamente por isso que os patamares de pagamentos do Auxílio Brasil são diferentes. O Ministério da Cidadania informa que todo mundo está recebendo pelo menos R$ 400. Mas o fato é que esse montante pode crescer dependendo do somatório de sua equação.
Para quem ainda não sabe como ver quais são os seus benefícios, a boa notícia é que não é tão difícil saber isso. Basta ir até o app oficial do Auxílio Brasil. Ele está disponível nas lojas de aplicativos do seu celular. Por lá, você vai ver uma descrição dos programas que você recebe no Auxílio Brasil.
As siglas são estas:
– BPI: para o Benefício Primeira Infância.
– BSP: para o Benefício de Superação da Extrema Pobreza.
– BCOMP: para o Benefício Compensatório de Transição.
Existem também os casos das pessoas que recebem o Benefício de Composição Familiar. Neste caso, o Governo faz uma nova subdivisão. Para quem não lembra, esse é o adicional que vai para as famílias que possuem gestantes ou pelo menos um menor de 21 anos de idade. Entenda as siglas:
-BCC: Benefício Composição Criança
– BCA: Benefício Composição Adolescente
– BCJ: Benefício Composição Jovem
– BCG: Benefício Composição Gestante
Ainda não recebi
Se você está no grupo das pessoas que ainda não receberam nada dentro do Auxílio Brasil e ainda não estão na folha de pagamento, então vai ser preciso aguardar. Para estes casos, você não vai conseguir ver legenda nenhuma por lá.
O fato, no entanto, é que você ainda vai ter mais chances de entrar. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, não chegou a prometer nada. No entanto, ele disse que o Governo vai tentar seguir inserindo mais gente no Auxílio Brasil.
Para entrar no programa é preciso estar dentro do Cadúnico. Além disso, é importante prestar atenção na renda per capita. Pessoas em situação de extrema-pobreza podem receber. Quem está em condição de pobreza também pode desde que more com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.
Auxílio Brasil
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. De acordo com o Ministério da Cidadania, naquele primeiro momento cerca de 14,5 milhões de pessoas entraram para o programa.
O número de usuários passou a crescer mesmo apenas a partir deste ano de 2022. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, do início de janeiro até aqui, o Governo Federal inseriu cerca de 3,5 milhões de brasileiros.
Hoje o que se sabe é que o Governo Federal está atendendo cerca de 18 milhões de pessoas. Todo mundo está recebendo pelo menos R$ 400. O número de beneficiários do próximo mês de março ainda não foi oficialmente divulgado