Quadrilátero Ferrífero: vai cair na sua prova
O termo “quadrilátero ferrífero” é utilizado para denominar uma região do atual estado de Minas Gerais com grande importância para a mineração.
O assunto é abordado com muita frequência por questões de geografia dentro das principais provas do país, com um forte destaque para aquelas dos vestibulares e do ENEM.
Dessa maneira, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o quadrilátero. Confira!
Quadrilátero Ferrífero: definição
Como mencionado, o termo “quadrilátero ferrífero” é utilizado para denominar uma região de grande importância para a mineração. O local possui mais de 7 mil quilômetros quadrados e está localizado no estado de Minas Gerais.
Quadrilátero Ferrífero: contexto histórico
No século XVIII, os portugueses, que estavam colonizando o país, precisavam achar uma nova fonte de riquezas para a colonização, uma vez que o comércio de açúcar estava em declínio.
Dessa maneira, uma forte expansão para o interior do país foi realizada, o que ocasionou a descoberta de importantes fontes de minérios, como é o caso da região conhecida como “quadrilátero ferrífero”.
A extração anual de aproximadamente mais de cinquenta milhões de toneladas de minério de ferro ao longo do século XVIII fez com que essa área se tornasse a principal do país dentro desse tipo de atividade econômica, sendo responsável por 60% de toda a produção e exportação dos mais variados minérios.
Assim, devemos ter em mente que a principal atividade econômica do Brasil durante o século XVIII foi a mineração, tendo a região do quadrilátero ferrífero como um de seus pontos mais importantes.
Quadrilátero Ferrífero: características
O quadrilátero ferrífero desempenha uma função muito importante enquanto fonte de ouro, ferro e manganês. Ainda, a região também é notória por possuir grande diversidade de relevo, com altitudes que alcançam 2000 metros.
A região do quadrilátero também é a responsável por agrupar as nascentes de duas das principais bacias brasileiras: a bacia do rio Doce e a bacia do rio das Velhas.
Ainda, a região também concentra a maior porção urbana de todo o estado, sendo palco de importantes construções arquitetônicas, incluindo algumas do período colonial, como aquelas presentes na cidade de Ouro Preto, considerada patrimônio cultural da humanidade.