Público-alvo ou persona? – O que é melhor para o empreendedor? – Parte 1
Entenda como explorar positivamente esses dois conceitos para melhorar o marketing do seu negócio!
Dividimos a série “Público-alvo ou persona? ” Em duas partes, nesta primeira parte falaremos sobre as diferenças entre público-alvo e persona.
Empreenda para o seu público
Anteriormente falamos sobre de forma generalista sobre marketing e público-alvo.
Mas há um conceito inovador no marketing, que sugere um avanço do conceito de público-alvo, é sobre isso que falaremos nessa série de artigos.
Exatamente para que fique claro o conceito de persona, exploraremos mais profundamente o conceito de público-alvo.
Público-alvo ou Persona?
Parece a mesma coisa, mas não são. Há algumas diferenças entre essas definições:
Público-alvo
É definido dentro de uma estratégia. Trata-se de uma ideia básica sobre a quais pessoas o seu produto deve chegar. É uma forma genérica de mapeamento do perfil do cliente para o direcionamento da sua empresa.
Vai fazer uma ação de marketing para quem? O seu produto nasceu para um tipo de cliente.
Pense em quando decidiu empreender, a sua ideia era facilitar a vida de quem com o seu produto?
Exemplo de público-alvo
Por exemplo: Você decidiu abrir um restaurante num local comercial porque não haviam muitas opções de lugares para almoçar, mas haviam muitas empresas.
O seu público-alvo são os funcionários dessas empresas.
O público sempre esteve por ali, então você enquanto empreendedor criou algo pensando nele, no público que almoça todos os dias na região, esse alinhamento é importante.
Não faça um contra fluxo!
Não espere ver quem se interessa pelo produto, achando que esse é o público alvo. Esse é o maior erro que faz com a sua empresa, essa atitude desvaloriza a sua marca.
Essa definição do público-alvo é genérica, mas é um mapeamento da sua empresa.
Na segunda parte deste artigo falaremos mais sobre o que é persona e daremos exemplo.