PSC 2024: UFAM libera resultado preliminar da isenção da 3ª etapa

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente à 3ª etapa do Processo Seletivo Contínuo 2024 (PSC 2024).

Desse modo, os candidatos que solicitaram o benefício já podem conferir o resultado por meio do site da UFAM. Como esse resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos. 

Portanto, os candidatos cujos pedidos foram indeferidos poderão contestar o resultado preliminar da isenção nos dias 17 e 18 de outubro, nesta terça e quarta-feira. O procedimento deverá ser feito de forma virtual, na página do PSC

Após a análise dos recursos, a UFAM divulgará a relação final dos candidatos beneficiados com a gratuidade da inscrição no dia 20 de outubro, próxima sexta-feira.

Critérios para a isenção

A UFAM recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição da 3ª etapa do PSC 2024 entre os dias 9 e 12 de outubro. Os interessados puderam solicitar o benefício mediante a apresentação de documentos que comprovassem, de forma cumulativa, os seguintes critérios:

  • a) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
  • b) ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

3ª etapa do PSC

O PSC 2024 – Etapa 3, parte do projeto de expansão educacional 2024, é um chamado especial para os estudantes que finalizaram a 3ª série do Ensino Médio no ano precedente, 2023, e que participaram com dedicação das fases anteriores deste processo seletivo.

O PSC é o vestibular seriado da UFAM. Nesse sentido, somente na 3ª etapa do PSC os estudantes concorrem às vagas ofertadas pela universidade.

O PSC é uma das principais formas de ingresso nos cursos de graduação da UFAM. Imagem: Divulgação/ UFAM
O PSC é uma das principais formas de ingresso nos cursos de graduação da UFAM. Imagem: Divulgação

Período de inscrição

De acordo com o cronograma do PSC 2024, as inscrições para a 3ª etapa estarão abertas entre os dias 23 de outubro e 7 de novembro. Os interessados deverão se inscrever de forma virtual, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site da Compec (Comissão Permanente de Concursos).

No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher uma opção de curso e o campus. Para efetivar a inscrição, os estudantes não isentos deverão pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no edital. 

Provas da 3ª etapa

Segundo o edital, a aplicação das provas do PSC 2024 está marcada para o dia 10 de dezembro de 2023. A aplicação das provas será das 08h15min às 13h15min (horário oficial de Manaus). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 08h, impreterivelmente.

O edital indica ainda que as provas contarão com 54 questões objetivas sobre conteúdos do Ensino Médio. Além disso, a UFAM aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa.

Os candidatos devem se apresentar ao local de provas com 1h (uma hora) de antecedência do início previsto, munidos de documento de original de identificação com foto e do CCI (Cartão de Confirmação de Inscrição).

Oferta de vagas

A oferta total da UFAM para o PSC 2024 é de 2.381 (duas mil, trezentas e oitenta e uma) vagas para diversos cursos de graduação. Entre os cursos contemplados estão Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Agronomia e Zootecnia.

Do total das vagas 1.898 são para as Unidades Acadêmicas de Manaus, enquanto outras 483 vagas estão distribuídas entre as Unidades do interior: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

Metade do total das vagas ofertadas está reservada de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, 50% das vagas são exclusivas para estudantes da rede pública de ensino, com percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

Resultados

Segundo o cronograma, a UFAM divulgará o gabarito definitivo da prova objetiva da 3ª etapa no dia 19 de novembro. Já a publicação do resultado final do PSC 2024 está prevista para o dia 23 de janeiro de 2024.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.