Você sabia que já é possível fazer a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo celular? O processo é rápido e simples. Leia o artigo até o final e fique por dentro desta nova funcionalidade, além de conferir um passou a passo para realização da biometria facial – a nova prova de vida digital.
A novidade foi anunciada pelo INSS e o Ministério da Economia nesta terça-feira (23). A realização da prova de vida, por meio da biometria facial, será possível por meio do aplicativo “meu gov.br”.
Ao todo 5,3 milhões de pessoas deixaram de fazer a prova de vida, devido a pandemia da Covid-19. A comprovação está suspensa desde março de 2020. A última prorrogação estabeleceu o prazo para abril de 2021. Em maio deste ano o benefício já seria bloqueado.
O Secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade, espera que a medida garanta a rastreabilidade dos benefícios, o que será uma importante ferramenta no combate às fraudes.
Por outro lado, nem todos os serviços oferecidos pelo INSS estão digitalizados, mas a automatização atinge grande parte. Dos 96 serviços ofertados pelo órgão, 91 já funcionam de forma digitalizada. O INSS estima atingir a digitalização de 100% em breve.
A prova de vida pelo celular pode ser feita em alguns minutos. Basta apenas baixar o aplicativo em um celular com câmera e seguir o passo a passo a baixo. Confira: