Prouni: passo a passo DEFINITIVO para se inscrever na próxima semana

Prouni: passo a passo DEFINITIVO para se inscrever na próxima semana

Inscrições para o Prouni 2024.2 serão abertas já na próxima semana. Veja o passo a passo para se inscrever corretamente

Falta pouco. Dentro de mais alguns dias o programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni, deverá iniciar mais um processo de inscrição. De acordo com informações do Ministério da Educação, o sistema será aberto na próxima terça-feira (23). As inscrições terminam na sexta-feira (26).

Não será necessário sair de casa para realizar o processo. Ainda tomando como base as informações do Ministério da Educação, os interessados poderão se inscrever através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O ministério também anunciou que o resultado da primeira chamada do processo seletivo do segundo semestre 2024 para o ProUni vai estar disponível em 31 de julho. Já a segunda chamada será feita em 20 de agosto.

O candidato que não for lecionado para essas datas terá a oportunidade de manifestar interesse na fila de espera entre os dias 9 e 10 de setembro desse ano de 2024.

“Quem não for selecionado, pode entrar na lista de espera, manifestando interesse entre os dias 9 e 10 de setembro. A lista de espera estará disponível no dia 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni)”, diz o Ministério da Educação.

Realizando a inscrição

Como dito, as inscrições poderão ser realizadas através do Portal de Acesso Único. É importante lembrar que o candidato precisa estar cadastrado no login único do governo federal, além de ter uma conta no gov.br.

Se você já está cadastrado, poderá acessar o site através do seu CPF. No processo de inscrição do ProUni o sistema poderá pedir informações sobre os integrantes de toda a família do candidato para contabilizar a renda mensal per capita.

Serão solicitadas as informações como o local, o curso, o turno de estudo, o tipo da bolsa além da modalidade de concorrência. O aluno deverá selecionar até duas opções de instituição, por ordem de preferência. 

Prouni: passo a passo DEFINITIVO para se inscrever na próxima semana
Será preciso ter uma conta GOV.BR. Imagem: Reprodução

Calendário do Prouni

Abaixo, você pode conferir o calendário completo do ProUni divulgado pelo Ministério da Educação:

  • Inscrições: 23 de julho a 26 de julho;
  • Resultado da primeira chamada: 31 de julho;
  • Resultado da segunda chamada: 20 de agosto;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro;
  • Resultado lista de espera: 13 de setembro.

Para se inscrever no Prouni, o candidato deverá seguir todas estas regras:

  • Ter participado da edição de 2022 ou 2023 do Enem;
  • Ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas cinco competências avaliadas no exame e não ter zerado a redação;
  • Não ter realizado a prova como treineiro (aluno que ainda não completou o ensino médio);
  • ]Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ter cursado parte ou todo o ensino médio com bolsa integral em instituições privadas; ter estudado parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição privada com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos; ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Renda familiar bruta mensal per capita que não excedeo valor de 1,5 ?salário mínimo para bolsas integrais;
  • Renda familiar bruta mensal per capita que não excede o valor de 3?salários?mínimos para bolsa parcial.

As limitações de renda no Prouni:

  • Bolsa integral do Prouni (100%): A bolsa integral custeia 100% das mensalidades e é destinada aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Bolsa parcial do Prouni (50%): A bolsa parcial custeia 50% das mensalidades da graduação, essa modalidade é destinada aos estudantes que possuem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

A Renda per capita do Prouni

Saber definir a renda per capita da sua família é um passo importante para entender se você tem direito ao Prouni, e a uma série de benefícios sociais, como é o caso do próprio Bolsa Família, do Auxílio-gás nacional e até da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para saber a sua renda per capita basta somar todos os rendimentos que a sua família recebe fixamente por mês, isto é, os valores dos salários de todos os integrantes que estão trabalhando neste momento.

Logo depois, basta pegar o resultado desta equação e dividir pela quantidade de integrantes que residem na sua casa, incluindo as crianças e os idosos. O resultado final desta conta é justamente o valor da sua renda per capita neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?