Acabou a espera. Nesta terça-feira (6), o Ministério da Educação divulgou oficialmente os resultados do Programa Universidade para Todos (Prouni). A consulta pode ser feita sem sair de casa, através do site do acesso único, ou nas páginas das instituições de ensino que participam do certame.
Contudo, o fato é que as pessoas que tentaram conferir o resultado do Prouni de maneira remota estão enfrentando problemas. De acordo com relatos de candidatos nas redes sociais, o sistema saiu do ar por volta das 15h05, e até a publicação deste artigo não tinha voltado a funcionar.
Quem está conseguindo acessar o site de consulta, alega que ele está atipicamente mais lento, sobretudo quando se compara com os dias anteriores. Há, portanto, um temor de que o sistema do Ministério apresente uma classificação errada, assim como ocorreu com o Sisu na última semana.
Veículos de imprensa estão entrando em contato com o Ministério da Educação para entender o que aconteceu, mas ao menos até aqui não há uma resposta para o problema. O que se ventila nos bastidores, é que a pane tenha ocorrido em um momento de alto número de acessos à plataforma.
O Prouni
O Prouni é a maior porta de entrada de alunos carentes em instituições de ensino superior privada. Trata-se de uma bolsa ofertada pelo governo federal para que estes estudantes ganhem uma oportunidade no ensino superior.
O detalhamento de dados do Prouni:
- Inscrições: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
- Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro;
- Resultado da segunda chamada: 27 de fevereiro;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março;
- Resultado da lista de espera: 18 de março.
O Prouni atende apenas as pessoas que cumprem estes critérios:
- Ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada, sem diploma de educação superior; ou
- Ser uma pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação, também sem ter feito graduação; ou
- Exercer a função de professor da rede pública de ensino (exclusivamente para quem busca cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica).
As limitações de renda no Prouni:
- Bolsa integral do Prouni (100%): A bolsa integral custeia 100% das mensalidades e é destinada aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- Bolsa parcial do Prouni (50%): A bolsa parcial custeia 50% das mensalidades da graduação, essa modalidade é destinada aos estudantes que possuem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
Definindo a renda per capita
Saber definir a renda per capita da sua família é um passo importante para entender se você tem direito ao Prouni, e a uma série de benefícios sociais, como é o caso do próprio Bolsa Família, do Auxílio-gás nacional e até da Tarifa Social de Energia Elétrica.
Para saber a sua renda per capita basta somar todos os rendimentos que a sua família recebe fixamente por mês, isto é, os valores dos salários de todos os integrantes que estão trabalhando neste momento.
Logo depois, basta pegar o resultado desta equação e dividir pela quantidade de integrantes que residem na sua casa, incluindo as crianças e os idosos. O resultado final desta conta é justamente o valor da sua renda per capita neste momento.
Além do Prouni
No caso específico do Sisu, muitos candidatos reclamaram de problemas no sistema de acesso aos resultados. O Ministério se explicou afirmando que se tratou de um problema técnico.
“A subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, disse o Ministério.