PROUNI 2023: Resultado da 1ª chamada é divulgado pelo MEC; veja notas e desempenho

O Prouni, Programa Universidade Para Todos, é um programa do Governo Federal criado para fornecer bolsas de estudos em instituições de ensino privadas. Ao longo dos dias 27 e 30 de junho, o Prouni 2023/2 recebeu mais de 200 mil inscrições

Nesta terça-feira, 04 de julho, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado com os nomes dos candidatos aprovados e o desempenho de cada participante. 

Dessa forma, para que você consiga acessar o resultado e entenda quais devem ser os seus próximos passos no processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o Prouni 2023/2. Confira!

Resultado do Prouni 2023/2 é divulgado nesta terça-feira (4)

O resultado da 1ª chamada do Prouni 2023/2 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 04 de julho. 

Os participantes que quiserem consultar a lista com os nomes dos estudantes pré-selecionados deverão acessar o Portal de Acesso Único do MEC. Os candidatos também podem consultar o próprio desempenho na seleção diretamente no site do Prouni

Resultado do Prouni
Resultado da 1ª chamada do Prouni já pode ser acessado pelos participantes. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Além do resultado, também foram divulgadas informações sobre o perfil dos participantes inscritos no Prouni. Segundo o MEC, 224.243 candidatos participaram da seleção.

Quanto aos estados brasileiros, o MEC divulgou que a região Nordeste foi a que mais recebeu inscritos, totalizando mais de 85 mil participantes.

Participantes aprovados devem confirmar as informações fornecidas

Conforme as informações presentes no edital do Prouni, todos os candidatos aprovados na 1ª chamada do Prouni 2023/2 deverão confirmar as informações fornecidas durante o ato de inscrição. 

Assim, os candidatos pré-selecionados precisarão confirmar a veracidade das informações apresentadas para garantir a bolsa recebida. 

É válido destacar que a lista de documentos para confirmação e demais informações sobre o procedimento serão definidas pela instituição de ensino que concedeu a bolsa ao candidato. Dessa forma, os participantes devem acompanhar com atenção os comunicados que serão emitidos nos sites de cada universidade nos próximos dias.  

A confirmação já pode ser feita pelos candidatos desde esta terça-feira. O prazo máximo para realizar o procedimento é o dia 14 de julho.  

Próximas datas do cronograma Prouni 2023/2

O Prouni também irá divulgar uma segunda chamada de candidatos pré-selecionados. O resultado será liberado no dia 24 de julho e os aprovados nesta chamada deverão comprovar os dados indicados na inscrição até o dia 03 de agosto.

Além disso, os candidatos que não forem convocados em nenhuma das duas chamadas poderão participar da lista de espera do Prouni. Para isso, os estudantes deverão manifestar interesse em fazer parte da lista entre os dias 14 e 15 de agosto. Os resultados da lista de espera serão divulgados em 18 de agosto.

Os participantes selecionados através da lista de espera também deverão confirmar as informações apresentadas. O procedimento irá acontecer entre os dias 18 e 21 de agosto. 

Prouni está oferecendo mais de 200 mil bolsas de estudo

Através da sua segunda edição em 2023, o Prouni colocou 276.566 bolsas de estudo, à disposição dos participantes. Do total de bolsas, 215.530 são integrais (100%), enquanto 61.036 são parciais e cobrem 50% da mensalidade. 

Os estudantes devem atender aos critérios de renda estabelecidos pelo MEC para conseguir uma bolsa por meio do Prouni. As bolsas integrais são direcionadas aos candidatos com renda de um salário mínimo e meio per capita, enquanto as bolsas parciais são direcionadas aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. 

Também existem outros requisitos para conseguir uma das bolsas oferecidas pelo Prouni na edição 2023/2. São elas:

  • Candidatos que participaram da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em 2021 ou 2022, e que alcançaram média de pelo menos 450 pontos;
  • Candidatos que não obtiveram nota zero na prova de redação do ENEM;
  • Professores da rede pública de ensino para os cursos de licenciatura e pedagogia. Os professores podem concorrer sem a necessidade de se encaixar nos critérios de renda mencionados;
  • Candidatos que cursaram o ensino médio em escola da rede pública;
  • Candidatos que cursaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente com bolsa integral em escola privada;
  • Candidatos que estudaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente com bolsa parcial ou sem bolsa em instituição privada;
  • Candidatos que cursaram todo o ensino médio com bolsa integral em escola da rede privada;
  • Candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escola privada, com bolsa parcial ou sem bolsa.

Mais informações sobre o funcionamento do Prouni 2023/2 podem ser encontradas no edital do processo seletivo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.