ProUni 2023/1: prazo para manifestar interesse na Lista de Espera está aberto
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quarta-feira, dia 5 de abril, o período para manifestação de interesse em participar da lista de espera referente ao 1º processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2023. O prazo segue aberto até amanhã, dia 6 de abril.
A participação na lista de espera do ProUni 2023/1 é exclusiva para os candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares do processo seletivo. O programa conta com duas chamadas.
Desse modo, os candidatos que se inscreveram no ProUni 2023/1, mas não obtiveram aprovação na 1ª ou na 2ª chamada podem continuar na disputa por uma bolsa de estudo através das chamadas feitas a partir da lista de espera. Para isso, o candidato deve manifestar interesse por meio do site do Portal Único de Acesso Ensino Superior.
Conforme o cronograma, a chamada da lista de espera está prevista para o dia 10 de abril. Os candidatos pré-selecionados deverão efetuar a comprovação das informações até o dia 19 do mesmo mês.
ProUni 2023/1
De acordo com os dados do MEC, estão participando desta edição do ProUni 995 instituições privadas de todo o país. A oferta total das instituições é de 288 mil bolsas, sendo 288.112 bolsas integrais e 78.354 são parciais, com 100% e 50% de desconto, respectivamente. As oportunidades contemplam 14.346 cursos de graduação.
Puderam participar da 1ª edição do ProUni 2023 os estudantes que fizeram as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o Enem 2021 e o Enem 2022. O MEC exigiu nota acima de zero na prova de redação e, no mínimo, 450 pontos na média final do exame.
Além disso, para participar da seleção, o estudante precisa estar adequado aos critérios de renda. Para concorrer às bolsas integrais, a renda exigida é de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953) per capta. No caso de bolsas parciais, a renda exigida é de até três salários mínimos (R$ 3.906) per capta.
Segundo o edital, os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas tiveram prioridade no preenchimento das vagas.
Acesse o site do ProUni para mais detalhes.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFPR oferta mais de 400 vagas para curso de graduação EaD em Pedagogia; saiba mais.