Prouni 2021/1: Encerra hoje período de inscrição para bolsas remanescentes

O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta terça-feira, 4 de maio, o período de inscrição para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2021. Desse modo, os interessados devem realizar a inscrição até as 23h59 de hoje. As inscrições devem ser feitas por meio do site oficial do Prouni e são gratuitas. 

De acordo com o MEC, as bolsas do Prouni 2021/1 são para mais de 13 mil cursos, em mil e trinta e uma instituições de ensino. As bolsas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante o processo seletivo regular para o primeiro semestre deste ano.

MEC alterou critério de classificação

Nesta edição, a seleção de candidatos para o preenchimento das vagas será feita de acordo com a ordem de desempenho. Desse modo, as bolsas remanescentes irão para os candidatos que obtiveram as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Anteriormente, o MEC realizava a seleção de alunos para as bolsas remanescentes por ordem do horário da conclusão da inscrição. Assim, os primeiros que concluíssem a inscrição garantiam as bolsas. No entanto, para não prejudicar estudantes que tenham dificuldade de acesso à internet, o MEC alterou o critério de classificação.

Os candidatos poderão usar as notas de qualquer uma das edições do Enem ocorridas nos últimos dez anos. Portanto, será possível usar também as notas do Enem 2020 na disputa pelas bolsas remanescentes do Prouni 2021/1.

O Prouni é um programa do MEC que visa facilitar a entrada de jovens em cursos do ensino superior por meio da concessão de bolsas. O programa conta com a oferta de dois tipos de bolsas, as integrais e as parciais. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais, por sua vez, são para candidatos que possuam renda familiar bruta entre 2 e 3 salários mínimos. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.