Proposta quer aumentar quantidade de beneficiários do auxílio emergencial - Notícias Concursos

Proposta quer aumentar quantidade de beneficiários do auxílio emergencial

O texto do Projeto de Lei atualmente tramita na Câmara dos Deputados

Foi criado o Projeto de Lei 3584/20 para aumentar o número de beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600. De acordo com esse projeto, desempregados que não recebem seguro desemprego, horistas, mensalistas e parceiros com pagamentos suspensos também poderiam receber o benefício. O texto agora tramita na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei foi redigido por Helder Salomão (PT-ES), Margarida Salomão (PT-MG) e Paulo Teixeira (PT-SP). O texto altera a norma que criou o auxílio emergencial, na Lei 13.982/20. De acordo com os parlamentares, a regulamentação da lei não permite que recém-demitidos recebam o auxílio.

Ainda de acordo com os parlamentares, essa proibição aos recém-demitidos é uma “injustiça não justificada”, já que os trabalhadores estão “sem rendas e impossibilitados de acessarem ao benefício”. A regulamentação da lei foi feita por portaria do governo.

Ainda de acordo com o texto, o recebimento do auxílio por fraude deve ser considerado estelionato previdenciário, crime previsto no Código Penal. A pena é de um a cinco anos de reclusão, acrescida de 1/3 e multa. O aumento de 1/3 acontece pelo crime ter sido cometido em detrimento de entidade de direito público.

Se o crime for cometido por funcionário público, militar ou civil, o texto também prevê, além da pena, devolução do valor corrigido e que seja respondido processo administrativo disciplinar, que pode acarretar em demissão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?