Projeto que regulamenta doulagem pode ter aprovação, confira
Confira mais detalhes sobre este projeto de lei
Atualmente, o projeto que regulamenta doulagem pode ter a aprovação. Então, para deixar você por dentro de tudo sobre esse assunto, confira algumas informações importantes.
A doulagem é um assunto muito polêmico, que gera muitas dúvidas e questionamentos entre as pessoas.
No entanto, uma possível aprovação de um projeto que regulamenta esse tipo de serviço pode acabar com toda a polêmica que gira em torno deste tema. Portanto, como isso está prestes a acontecer, nós reunimos algumas das principais informações para que você saiba de tudo o que precisa sobre esse assunto.
Portanto, se você também faz parte da grande multidão interessada em saber mais sobre a doulagem, não deixe de acompanhar até o final. Pois, nós vamos contar tudo o que precisa saber sobre a possível aprovação desse projeto.
O que é doulagem?
Antes de saber sobre a possível aprovação do projeto, é preciso saber exatamente o que é doulagem.
Em síntese, é uma prática de apoio durante o trabalho de parto que tem como objetivo proporcionar suporte emocional, físico e informativo para as mulheres e suas famílias.
A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”. A doula é uma profissional com formação especializada em parto, que busca dar segurança e conforto para as gestantes. Desse modo, ela trabalha junto à equipe médica, respeitando as escolhas e decisões da mãe e ajuda a aliviar a dor. Além disso, dá orientações sobre posições mais confortáveis para o parto, bem como, oferecer apoio emocional.
A doula também pode auxiliar a mãe com a amamentação e no pós-parto.
Quais são os benefícios da doulagem?
Os estudos sobre a utilização de doulas demonstram que essa prática pode trazer muitos benefícios. Os partos assistidos por essas profissionais têm menos intervenções médicas, como o uso de anestesia e de episiotomia. Além disso, as taxas de cesariana são menores e a satisfação da mãe com a experiência é maior.
A doulagem é um serviço que vem sendo cada vez mais procurado, especialmente por mulheres que desejam ter um parto mais humanizado. É uma opção para reduzir a ansiedade e o medo, além de promover uma experiência mais positiva e empoderadora para as mulheres. Por isso, a presença da doula no parto pode ser uma escolha muito valiosa para as mães que estão buscando uma experiência mais tranquila e natural.
No entanto, apesar de sua importância, a atividade de doula ainda não é regulamentada no Brasil e, por isso, não possui uma definição precisa e oficial. Isso gera muitas discussões e debates acerca da necessidade de uma regulamentação que garanta a qualidade e segurança dos serviços prestados pelas doulas.
Projeto que regulamenta doulagem pode ter aprovação: veja detalhes
Com a necessidade e o grande aumento da procura por esse tipo de serviço, surgiu um projeto de lei que visa justamente regulamentar a atividade de doula no Brasil.
O Projeto de Lei 3946/21, que foi apresentado durante uma audiência da Comissão da Mulher da Câmara, já foi aprovado no Senado. No entanto, ainda precisa passar por análise, e em seguida, ter a aprovação da Câmara.
Em linhas gerais, o projeto de regulamentação da doula no Brasil visa definir quem pode exercer a atividade, quais são as atribuições e responsabilidades. Assim como saber quais são os direitos e deveres das mulheres que contratam esse serviço.
De acordo com o texto, a atividade de doula seria definida como um “serviço de acompanhamento emocional, informacional e físico à gestante, parturiente ou puérpera, durante o período perinatal”.
Dessa forma, as doulas seriam reconhecidas como profissionais que prestam assistência às mulheres em uma fase importante de suas vidas, contribuindo para a promoção da saúde, redução de riscos e alívio do sofrimento durante o ciclo gravídico-puerperal.
Quais são os desafios para a aprovação do projeto de regulamentação da doula no Brasil?
Apesar de contar com o apoio de muitos profissionais da área e de representantes de diversos setores, o projeto de regulamentação da doula no Brasil ainda enfrenta alguns desafios para sua aprovação.
Um dos principais desafios é a falta de consenso em relação aos critérios para a formação e atuação das doulas. Alguns setores defendem que a formação seja obrigatória e regulada pelo Conselho Federal de Doulas. Enquanto, outros defendem que a atividade seja livre e autônoma, sem a necessidade de uma formação específica.
Além disso, há também a preocupação em assegurar que a regulamentação da doula não se torne um entrave para o livre acesso.
Agora que você já sabe tudo sobre o projeto que regulamenta a doulagem no Brasil que pode ser aprovado, é só ficar de olho nas próximas notícias. Assim, saberá quando o serviço será regularizado segundo as leis brasileiras.