Saúde e Bem Estar

Projeto de vida: Como fazer um plano profissional e pessoal?

Um projeto de vida está associado às suas pretensões para o futuro. Ele envolve tanto a vida pessoal, quanto profissional, especialmente por já sabermos que ambas esferas sociais estão intrinsicamente enlaçadas uma com a outra.

Sendo assim, é esse projeto que lhe auxiliará na sua realização e no alcance dos seus sonhos, além de ser a mola propulsora da sua motivação e qualidade de vida.

Mas, como estabelecer um bom plano? Abaixo daremos algumas sugestões que podem ser interessantes para você. Acompanhe.

Como fazer um projeto de vida profissional e pessoal?

Um projeto de vida pessoal e profissional leva tempo para ser feito. Ele não precisa ficar “pronto” da noite para o dia e, além disso, ele nunca ficará plenamente pronto. Afinal, nós crescemos, evoluímos, nos apaixonamos por novas atividades e descobrimos novas afinidades. Por isso, o projeto é dinâmico, é aberto e é vivo.

Com um projeto de vida vivo e dinâmico conseguimos pensar se queremos nos mudar; se pretendemos nos manter no mesmo emprego para sempre; se desejamos montar uma família; entre outras possibilidades. Da mesma forma, esse mesmo projeto nos possibilita incluir um novo hobby; um novo objetivo e um novo sonho, à medida em que eles aparecem.

A seguir, você encontra um breve roteiro de como criar esse plano de vida dinâmico e vivo.

1- Analise o cenário do presente

O primeiro passo para montar o seu projeto de vida é atentar-se para o cenário no qual você está inserido hoje. Como está o seu trabalho? Como estão os seus relacionamentos com amigos, família e cônjuge? Como está a sua rotina do fim de semana? Você tem hobbies? Pense sobre isso e anote.

2- Trace objetivos coerentes com seus sonhos

Com tudo diante dos seus olhos, comece a traçar objetivos que sejam coerentes com os sonhos que você possui para cada uma das áreas da sua vida. Por exemplo: Você quer ser promovido? Quer fortalecer os laços com a sua família? Quer ter fins de semana mais agitados, ou mais calmos? Quer começar uma nova atividade de lazer?

Ao responder esses questionamentos, você já pode estabelecer quais são as metas finais para cada um desses objetivos.

3- Estabeleça um tempo hábil para a realização

Depois de ter as metas do seu projeto de vida traçadas, é hora de estabelecer um tempo hábil para realizar cada uma delas. Lembre-se que cada meta requer um prazo diferente, pois são todas singulares. Além disso, considere que você tem o seu próprio tempo para concluí-las, e não o tempo de outra pessoa, ok?

4- Aja por motivação, e não obrigação

A partir do momento em que você começar a pôr o seu projeto em prática, busque motivação para as suas ações. Evite aquelas atividades de longo prazo que são puramente obrigação, e encontre prazeres naquelas que não podem ser excluídas da rotina.

Por exemplo, se você não gosta das atividades domésticas, não as faça apenas por obrigação. Mas sim, pense no prazer que sentirá depois, pois isso pode lhe motivar a manter uma rotina de cuidados com a casa e com a sua família.

5- Avalie suas ações constantemente

Busque sempre acompanhar as suas ações e os seus resultados. Revisite o seu projeto de vida e analise o que precisa ser feito ainda, e o que pode ser mudado ou remodelado. Assim você consegue manter o seu projeto sempre em dia com você e com os seus sonhos.

Bom planejamento!