Projeto de ex-alunos da USP oferece oportunidade de estudo para quem saiu da prisão - Notícias Concursos

Projeto de ex-alunos da USP oferece oportunidade de estudo para quem saiu da prisão

Projeto criado por ex-alunos da Universidade de São Paulo (USP) no ano passado tem como objetivo levar apoio e novas oportunidades de reintegração social de ex-presidiários por meio de bolsas de estudo. Intitulado Nova Rota, além das bolsas, o projeto oferece mentoria, acompanhamento psicológico e apoio multidisciplinar. 

Inscrições

O período de inscrição para o processo seletivo de novos bolsistas do Nova Rota para o segundo semestre de 2021 está aberto. Desse modo, os interessados já podem realizar a inscrição. De acordo com o cronograma, o prazo chega ao fim no dia 30 de junho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do programa.

Para realizar a inscrição, é preciso preencher um formulário de cadastro e enviar uma carta motivacional, conforme regras do edital. Há ainda uma 2ª fase, que consiste em uma entrevista.

No momento, o programa tem nove bolsistas. Esses bolsistas estão realizando cursos técnicos e universitários. Há ainda uma ex-bolsista que ainda conta com o acompanhamento da equipe do Nova Rota mesmo após concluir o seu curso. 

Sobre a equipe do Nova Rota

A equipe conta com uma psicóloga supervisora contratada e cerca de outras 50 pessoas que atuam como voluntárias. Entre os voluntários há profissionais de psicologia que realizam um acompanhamento individual com cada um dos bolsistas. Assim, cada bolsista conta com o auxílio de dois voluntários. O acompanhamento é feito por meio de encontros a cada dois ou três meses. Além disso, bolsistas e voluntários mantêm contato constante por meio do WhatsApp.

O processo seletivo do segundo semestre deste ano deve selecionais mais três novos bolsistas. Nesse sentido, um dos voluntários, Tiago Lobo Lago, explica que a equipe deve crescer:  

“Com essa admissão, entrarão, ainda, entre seis e nove mentores, que fazem o acompanhamento rotineiro dos bolsistas. Cada bolsista tem dois ou três mentores. Além disso, iremos lançar campanha de crowdfunding a fim de arrecadar mais recursos para custear novas bolsas e auxílios financeiros (vale alimentação e transporte). Por fim, buscamos aumentar nossos números de parceiros para auxílio mútuo nessa rede de apoio a egressos”, informa ele. 

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto dos ex-alunos da USP.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?