Foi divulgado na última terça-feira (18) o levantamento anual do LinkedIn, onde foi catalogada uma lista das 25 profissões que mais cresceram nos últimos 4 anos. A plataforma já é considerada a maior rede social profissional que existe.
Assim como as outras mídias sociais como Facebook e Twitter, por exemplo, a plataforma também possibilita interação social, o seu diferencial é que, nessa rede social, essas interações têm como objetivo influenciar a carreira.
De acordo com a pesquisa, as profissões no setor de tecnologia devem seguir em alta, a mesma vem ganhando cada vez mais tração no país, devido o avanço da pandemia impulsionou a adaptação de escritórios ao modelo de trabalho remoto. Agora, empresas passaram a priorizar a experiência de usuários em redes sociais, sistemas de análise de dados e cibersegurança.
Com o atual mercado voltado para os profissionais de TI e os analistas de dados, a necessidade de recrutadores especializados em tecnologia se tornou diretamente proporcional, ganhando um grande impulso, isso pode justificar a dianteira do cargo no ranking do LinkedIn.
De acordo com Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, o que podemos observar, é um cenário de progressivas mudanças para o mercado de trabalho do futuro. “Habilidades comportamentais continuam essenciais, mas vemos uma procura maior por especialização em tecnologia. Vale dizer que isso se replica em diversos países, e a necessidade de empresas por cargos nessa área aumenta ano após ano”, informou.
Ainda sobre o levantamento, os Estados Unidos, por outro lado, possui um mercado mais consolidado no setor, pode-se observar uma mudança de demanda em outros setores. Por lá, carreiras ligadas à diversidade, sustentabilidade, biologia molecular e especializações focadas em vacinas devem disparar durante o ano de 2022.
No Brasil, apesar de compor o grosso do levantamento, a área de tecnologia não é a única promissora para 2022. Também podemos observar vagas em enfermaria intensivista, coordenação de vendas e experiência do consumidor também despontam no ranking. Confira abaixo a lista das 25 principais carreiras:
Além disso, devido à pandemia, muitos Concursos Públicos haviam ficado suspensos por dois anos, mas para a felicidade de muitos os mesmos retornaram a acontecer no início de 2022. De acordo com especialistas, a expectativa é de que cerca de 230 mil vagas dentre diversas profissões sejam abertas no país, representando um bom sinal para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho.