Produtividade no estudo para concursos: saiba como não exagerar

Confira mais detalhes de como ter um bom desempenho para obter a sonhada aprovação

A ansiedade para ser aprovado no processo seletivo de escolha é, de fato, bastante alta e é aquele fator que nos faz querer que o nosso dia tenha 72 horas. Porém, é fundamental não exagerar com a produtividade no estudo para concurso porque o efeito pode vir de modo contrário.

Com isso, é preciso ter muita atenção para não construir uma rotina prejudicial para a saúde. E que, na verdade, não vai te levar pelo caminho de ser classificado. Logo, é mais interessante que você não resuma todos os seus dias no estudo preparatório. Assim, encontrando espaços para explorar outros âmbitos da vida.

Confira formas de não exagerar com a produtividade no estudo para concursos

De acordo com inúmeros professores, ainda mais aqueles especializados em cursos de preparação, o tempo de qualidade na hora do aprendizado é o fator mais determinante entre os candidatos que conseguiram ser aprovados nas seleções de instituições públicas.

Por isso, não basta apenas inserir o máximo de horas no cronograma sem levar em consideração esse critério qualitativo. Aliás, o qual envolve muitas outras atividades além, como lazer, hobbies, esportes, atividade física, descanso, sono, alimentação e muitas outras também significativas. Apenas assim, será possível não exagerar com a produtividade no estudo para concurso.

Descanse

O primeiro passo para alcançar o objetivo em questão é separar um tempo para que você descanse bem. Afinal, é o momento em que recuperamos parcialmente a nossa energia diária. Desse modo, no momento seguinte de leitura ou de aulas, seja presencial ou online, a sua atenção ficará mais focada. Além disso, o seu rendimento tenderá a aumentar progressivamente antes de diminuir de novo.

Sim, em algum momento essa proatividade vai cair mais uma vez, o que indica que está na hora de descansar novamente. Entende-se, então, que esse comportamento é praticado de forma cíclica. Uma vez que o seu cérebro precisa recarregar a capacidade de assimilação depois de um período intensivo de recebimento de informações.

Durma bem para ter boa produtividade no estudo para concursos

Além do mais, é essencial que a sua noite seja reservada para dormir e não para ter lazer, como jogar videogame, assistir filmes ou ficar de bobeira no celular. Inclusive, todas essas atividades podem estar inclusas nos seus horários de lazer, o qual pode ser junto ou separado do descanso.

Sendo assim, estabeleça a sua hora de dormir. Dessa forma, leve em conta a quantidade de tempo necessária que você precisa para acordar disposto e sem aquele cansaço do dia anterior. Aqui, têm-se uma das formas mais eficientes de não exagerar com a produtividade no estudo para concurso. Pois, é muito comum que os candidatos sacrifiquem suas noites para se manter aprendendo.

Entretanto, esse método de abdicação não costuma ser funcional e existe uma explicação biológica para esse efeito contrário. Na verdade, o sono é o momento em que o cérebro exerce todo o seu potencial de armazenamento de novas informações. Assim, exercendo sua capacidade de integração e de assimilar raciocínios mais complexos. Logo, você precisa “desligá-lo” para reter seu aprendizado.

Atividade física

Para mais, mesmo que esse seja o maior desafio da maioria dos candidatos, é fundamental encontrar um tempo e disposição para fazer algum tipo de exercício físico. Isso porque esse hábito, além de tomar o tempo que você estaria em agonia para estar estudando, ele vai liberar muitas substâncias no corpo que são responsáveis por gerar motivação e estímulo. Por exemplo, como a dopamina e a serotonina.

Ainda, são nessas situações que o organismo libera quantidades imensas de endorfina, que é um hormônio que gera a sensação de relaxamento físico e mental. Logo, o que, sem dúvidas, acaba sendo um grande influente tanto para que a noite de sono seja mais saudável quanto para que o período de estudo, não, seja repleto de tensão.

Convivência social

Por fim, apesar da máxima que todos reproduzem sobre aprender a dizer “não”, quando você está preocupado em não exagerar com a produtividade no estudo para concursos, você também compreende que existem eventos e eventos. Portanto, isso não significa será necessário abdicar de toda a sua vida social.

Dessa maneira, é importante reforçar os laços com os seus amigos e familiares. Até mesmo porque são eles que vão constituir a sua rede de apoio e te motivar a continuar no seu processo até a aprovação. Inclusive, a partir desse estímulo, o seu rendimento pode aumentar significativamente e garantir sua classificação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.