Com o dia das crianças chegando, o Procon SP alerta sobre as diferenças de valores em um mesmo brinquedo. De acordo com um levantamento feito pelo órgão, neste ano foram encontradas diferenças de até 190% em um mesmo item.
O levantamento feito nos dias 15 e 16 de setembro de 2021 encontrou um jogo de tabuleiro por R$ 20,70 em um estabelecimento e em outro estabelecimento o valor era de R$ 59,99. Por conta disso, o Procon indica que os consumidores façam pesquisas antes de adquirir o brinquedo desejado.
Para evitar possíveis golpes ou fraudes, o Procon ainda alerta sobre compras feitas pela internet. Segundo o órgão, é importante conferir se o site é seguro analisando a barra de endereço (é preciso haver um símbolo com formato de cadeado). Além disso, as empresas precisam informar o CNPJ, endereço físico e telefone para contato.
“É fundamental, em primeiro lugar, o consumidor definir qual produto deseja comprar para, em seguida, pesquisar o preço do item em vários sites para encontrar a melhor oferta. Antes de comprar, é importante verificar a credibilidade da loja virtual, observar qual o endereço físico, o CNPJ e se a empresa está na lista dos sites a serem evitados disponibilizada pelo Procon-SP”, disse Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. “A pesquisa, além de evitar prejuízos, garante que a data não se transforme em dor de cabeça para o consumidor”, conclui Capez.
O órgão afirma que é importante que o consumidor defina qual produto deseja adquirir, além de olhar o código de referência do fabricante. É necessário também que se observe se o brinquedo é adequado para a faixa etária da criança.
Além de analisar os preços em diferentes estabelecimentos, é preciso levar em consideração a forma de pagamento. Isso deve ser feito pois o valor pode variar para diferentes meios de pagamento como boleto, cartão de crédito, PIX, entre outros. Juros e frete também precisam ser considerados pelo consumidor.
Em situações onde o pagamento seja parcelado, o fornecedor é obrigado a informar o valor de cada parcela ao cliente. Além disso, o preço total parcelado também precisa ser informado.
De acordo com uma cartilha disponibilizada pelo Procon SP, em compras efetuadas fora do estabelecimento comercial (telefone, site, etc), os consumidores têm o direito de se arrepender e desistir da compra no prazo de 7 dias, contados da data de compra ou recebimento do produto.
O Procon informa que o cancelamento precisa ser solicitado por escrito, contudo, isso pode ser feito em diversos canais de atendimento disponibilizados pelo fornecedor, como telefone, chat ou e-mail. Ao realizar o cancelamento por telefone, os consumidores devem anotar o nome do atendente, bem como a data do contato e número de protocolo.
É importante que os clientes guardem a nota fiscal ou recibo de compra do brinquedo, pois esse documento é essencial tanto para realizar trocas, quanto para formalizar uma reclamação.
O Procon ainda esclarece que caso o brinquedo apresente problemas de fabricação, é direito do consumidor buscar uma solução com o fornecedor. Se o problema não for resolvido, o cliente deve recorrer ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade.