O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) já abriu o período de inscrição para o Processo de Ingresso 2024, que visa a seleção de novos alunos para ingresso no primeiro semestre letivo do próximo ano.
De acordo com o cronograma, o IFPE receberá as inscrições para esse processo seletivo até as 23h59 do dia 23 de novembro (horário de Brasília).
Estão sendo ofertadas mais de 5 mil vagas para ingresso em diversos cursos de nível técnico e em cursos de graduação. Desse modo, há vagas tanto para estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental II quanto para quem tem o Ensino Médio completo ou está em vias de concluir.
Com a oferta de milhares de vagas, o Processo de Ingresso do IFPE é uma ótima oportunidade para os estudantes que buscam qualificação profissional em uma instituição pública e de qualidade! Confira as seguir como se inscrever e como será o processo de classificação.
Processo de Ingresso: Inscrições
De acordo com o edital, o IFPE está recebendo as inscrições para a seleção exclusivamente de forma virtual. Nesse sentido, os candidatos devem acessa o site do IFPE e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição.
No ato da inscrição, além de informar todos os dados pessoais, escolares e de contato, os candidatos deverão anexar os documentos solicitados. Além disso, durante a inscrição, o candidato deverá escolher uma opção de curso, considerando o campus de oferta e também os pré-requisitos de cada modalidade de curso.
Para os cursos técnicos subsequentes e para os cursos superiores, por exemplo, é necessário ter o ensino médio. Já para os cursos técnicos integrados podem se inscrever estudantes que estão finalizando o ensino fundamental II.
Isenção da taxa
Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 24 de novembro. De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição para cursos técnicos é de R$ 50,00, enquanto para os cursos de graduação a taxa custa R$ 65,00.
O IFPE prevê conceder a isenção da taxa de inscrição para estudantes de baixa renda. As solicitações de isenção serão recebidas até o dia 9 de novembro. É necessário preencher o formulário disponível no site da inscrição e enviar a documentação comprobatória exigida.
Processo de seleção: Provas
Para fins de classificação dos candidatos, o IFPE aplicará provas objetivas, de forma presencial. De acordo com o cronograma, as provas do Processo de Ingresso 2024 serão aplicadas no dia 17 de dezembro.
A aplicação das provas acontecerá nos municípios para os quais há oferta de vagas. Os candidatos responderão a 30 questões objetivas no caso dos cursos técnicos e 50 questões nos cursos de graduação.
Somente alguns cursos técnicos dos campi de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão contam com um processo de seleção diferenciado. Esses campi selecionarão os candidatos a partir das médias obtidas nas escolas.
Vagas ofertadas
O IFPE está ofertando 5.414 vagas, sendo boa parte para cursos de graduação. Há ainda oferta de vagas para cursos do nível técnico (subsequentes, Proeja, integrado). De acordo com o edital, as oportunidades são exclusivamente para ingresso no 1º semestre de 2024.
Há reserva de parte das vagas, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há vagas exclusivas para estudantes que são egressos de escolas da rede pública, e para pretos, pardos e indígenas e para PCD.
Principais datas
- Inscrições: de 02 a 23 de novembro
- Isenção da taxa: de 02 a 09 de novembro
- Aferição da condição de indígena e heteroidentificação: de 30 de novembro a 07 de dezembro
- Aplicação da prova: 17 de dezembro de 2023
- Resultado Final: 18 de janeiro de 2024
- Início das aulas: Fevereiro
Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em cursos de graduação; saiba mais.