Problemas pessoais com colega de trabalho: o que fazer?

Problemas pessoais com colega de trabalho: o que fazer?

Os problemas pessoais com colega de trabalho podem atrapalhar a rotina de uma equipe inteira, que fica abalada com o clima pouco amigável que pode se instaurar nos ambientes.

Porém, esse tipo de situação deve ser evitada, visando oferecer um espaço de trabalho mais saudável para todos os envolvidos. Afinal, acima de tudo, a briga entre dois colegas, que prejudica o desempenho da equipe, pode ser uma falta de respeito com os demais. Portanto, é dever da “dupla” conversar e pensar em formas de trabalhar em conjunto apesar dos desentendimentos.

Neste texto, trouxemos algumas ideias que podem servir de alicerce na hora de minimizar o desconforto. Vamos refletir?

Como lidar com problemas pessoais com colega de trabalho?

Os problemas pessoais com colega de trabalho devem ser resolvidos de uma forma madura e que não prejudique nenhum dos lados. Porém, sabemos que o ideal nem sempre é atingido no mundo real, não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas ideias que podem ajudar na hora de criar um clima mais agradável no time:

1. Conversa franca para esclarecer a situação

Um primeiro passo que pode ajudar a lidar com problemas pessoais com colega de trabalho é a conversa franca.

Por meio de um diálogo franco e maduro é possível colocar, “na ponta do lápis”, as pendências dos dois colegas. Conversar sobre a situação e buscar, em conjunto, formas de minimizar o desconforto frente à atuação em dupla, são medidas promissoras aqui.

Além disso, é necessário deixar clara a necessidade de haver respeito e tolerância, impedindo que os desentendimentos vividos fora da empresa acabem “minando” a relação profissional.

Claro que isso não é fácil, pois é difícil separar o trabalho da vida pessoal. Porém, é necessário unir esforços rumo ao bem comum.

2. Reduzir o contato ao profissional

Se vocês estão atravessando um momento de conflito na vida pessoal, considere reduzir o contato apenas para o que realmente for necessário. Isto é, evitar aquelas situações nas quais a conversa é muito descontraída ou que o contato é frequente, sem necessidade profissional, pode ajudar na hora de ambos pensarem melhor no que está acontecendo.

3. Evitar provocações ou indiretas

As provocações e as chamadas “indiretas” devem ser completamente excluídas e jamais cogitadas. Acima de tudo, esse comportamento é bastante infantil e pode manchar a sua imagem profissional.

4. Pensar na sua imagem profissional

E por falar em imagem profissional, antes de agir de cabeça quente, pense em como determinados comportamentos poderiam prejudicar a sua carreira. Será que vale a pena colocar tudo a perder por conta de problemas pessoais com colega de trabalho? Será que não é melhor respirar fundo e se tranquilizar antes de piorar a situação? Pense nisso!

5. Conversar com a liderança caso a pessoa não haja de modo profissional

Se porventura você não conseguir resolver de modo amigável o que vem acontecendo, a ponto de o colega agir de uma forma não profissional, não hesite em contatar a liderança para que medidas cabíveis sejam tomadas. Afinal, você não é obrigado a mudar a outra pessoa, e se ela está invadindo o seu espaço e prejudicando o seu trabalho, pode ser interessante comunicar os seus gestores. 😉

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