Os problemas de comunicação nas empresas são capazes de impactar o rendimento de qualquer equipe. Por isso é tão importante ficar atento aos sinais, a fim de criar uma comunicação mais eficaz.
Neste conteúdo, portanto, vamos lhe apresentar os principais problemas e falhas na comunicação de uma empresa, com o intuito de ajudar você na prevenção desses casos. Vamos lá?
Principais problemas de comunicação nas empresas
Podemos dizer, assim, que os principais problemas de comunicação nas empresas são:
1- Falta de interação entre equipes distintas
Não é porque aparentemente existem diversos setores dentro de uma empresa que estes devem agir de maneira totalmente autônoma.
Embora essa independência até seja algo interessante, ficar a par do que acontece no outro time é fundamental para manter a harmonia de qualquer negócio.
Afinal, se porventura cada time tiver um objetivo oposto em mente, como será possível desenvolver o trabalho com maestria?
2- Falta de uma plataforma padrão para comunicação
Não ter uma plataforma ou canal padrão também é um dos grandes problemas de comunicação nas empresas.
Pois imagine o seguinte cenário: você está esperando instruções por e-mail, o dia todo, enquanto o seu chefe está lhe mandando mil mensagens no WhatsApp, mas você não viu… Pois é!
Por isso é fundamental traçar um canal oficial para a comunicação interna.
3- Sobrecarga de e-mails
Ao mesmo tempo em que é necessário ter um canal de comunicação padrão, é preciso ter o cuidado de não saturá-lo.
Isto é, nada de querer encher a caixa de entrada dos e-mails esperando que todo mundo leia tudo com a devida atenção.
Lembre-se de ser sempre objetivo, conciso e pontual. Assim você desenvolve um trabalho mais assertivo.
4- Falta de feedback e acompanhamento
Não dar feedback para os liderados também é um dos problemas de comunicação nas empresas. Afinal, se o resultado foi ou não o esperado, o liderado precisa saber!
Esse acompanhamento garante que a pessoa se mantenha sempre alinhada às expectativas da empresa. Até porque, se a pessoa não receber esse feedback, ela poderá, inclusive, se sentir desmotivada.
5- Palavras ditas “ao vento”
Da mesma maneira que o canal de comunicação padrão é essencial, devemos ter o cuidado de não dizer “palavras ao vento”. Ou seja, se você quer solicitar algo a alguém, procure sempre fazer isso por escrito, e pelo caminho correto (ou seja, o canal padrão).
Isso evitará que a pessoa esqueça e/ou alegue que você sequer fez a solicitação. Mantenha a organização e evite esse tipo de contratempo.
Crie mecanismos mais efetivos para a comunicação na sua empresa
Agora que você já conheceu os problemas de comunicação nas empresas, procure criar mecanismos que sejam mais efetivos para esse processo.
Quanto mais métodos (mesmo flexíveis) você conseguir estabelecer, melhor será. Não deixe para resolver os problemas de comunicação quando perceber que eles ficaram ainda maiores.
Foque sempre na prevenção dos problemas e, quando não for possível, trabalhe estratégias – preferencialmente em conjunto – para resolvê-los o quanto antes. 😉