Principais erros que tornam um vendedor ruim - Notícias Concursos

Principais erros que tornam um vendedor ruim

Confira aqui quais são os erros que deve evitar para não ser um mal vendedor.

Ao aguentar um vendedor ruim no trabalho, você deve saber que as coisas podem ser revertidas e que você pode ajudar a influenciar a mudança positiva nos resultados desse profissional. Por isso que hoje, indicaremos os principais erros que tornam um vendedor ruim.

Permanecendo contra a crença de muitas pessoas, ser um bom vendedor depende muito mais da sua dedicação ao estudo do que à força de ter “nascido” com algumas características como boa comunicação.

O primeiro passo em direção a esse objetivo é familiarizar-se com os erros mais comuns cometidos por um fornecedor ruim. Dessa forma, você pode evitar cometer esses erros e maus hábitos.

Como resultado, o vendedor aumenta suas chances de fornecer uma experiência de compra positiva e fazer mais vendas.

Principais erros que tornam um vendedor ruim

Para começar, compilamos uma lista dos erros mais comuns cometidos por um vendedor ruim, os explicamos e fornecemos exemplos de como evitá-los. Confira!

Fale menos e ouça mais

É errado associar um bom vendedor com quem é fluente em inglês, sabe articular suas ideias com a “lábia perfeita” para convencer o cliente a fazer uma compra. Esta atitude não é mais ideal à luz do estado atual do mercado, onde os consumidores têm acesso fácil a uma abundância de informações por meio de mecanismos de pesquisa como o Google.

Na verdade, as empresas modernas que almejam posicionamento e liderança no mercado sabem que um profissional de vendas precisa saber ouvir bem para ter sucesso.

Para a comunicação ser eficaz, é crucial obter informações sobre as necessidades, dores, problemas mais urgentes do cliente e como todos eles se relacionam com os resultados desejados.

Erros que tornam um vendedor ruim- Reprodução Canva
Erros que tornam um vendedor ruim- Reprodução Canva

Estar sempre tentando acelerar as vendas

Todos sabemos que os vendedores têm metas a serem alcançadas, mas forçar um lead que ainda não está pronto para dizer “sim” é como dar um tiro no próprio pé.

Neste caso, existe chance muito maior de chocar um cliente do que de convencê-lo a comprar um serviço ou produto que ele não tem certeza de que precisa.

Assim, implemente soluções que o ajudarão a encurtar o ciclo de vendas alimentando os leads com mais eficiência, mas você não deve tentar forçar uma venda para alguém que ainda não está pronto para fazê-la.

Um relacionamento que teria sido bem-sucedido a longo prazo pode ser condenado por uma experiência ruim.

Focar as vendas somente na comissão

A principal falha de um vendedor ruim é focar apenas em ganhos financeiros. Embora a compensação financeira seja obviamente importante, não deveria ser o que motiva o trabalho em primeiro lugar.

Em vez de se preocupar com o dinheiro que virá com a venda, sua principal preocupação deve ser ajudar o cliente a resolver seu problema e conseguir o que precisa agora.

Dito de outra forma, a lógica é simples: se você quer ganhar mais dinheiro, preste um serviço excepcional aos seus clientes.

Um dos maiores erros que um vendedor pode cometer é fazer com que a ansiedade do cliente pareça real. Por fim, tal conduta demonstra desespero para fechar uma venda e desconsidera o tempo e a preferência do cliente.

Ser impaciente no processo de vendas

Uma das características negativas que leva um mau vendedor a desistir cedo demais é a impaciência. Não estamos sugerindo que a agressividade seja a resposta apropriada aqui, mas é importante reconhecer quando é hora de recuar.

Existe uma linha muito tênue entre desistir quando ainda há chance de fechar a venda e manter um negócio fadado ao fracasso. O ônus recai sobre o vendedor para avaliar a gravidade da situação e decidir se deve ou não seguir em frente.

Não estar familiarizado com o produto, mercado ou cliente

Como um vendedor pode apresentar uma solução a um cliente em potencial se não conhece os pontos de venda exclusivos do produto, o mercado na totalidade e o próprio cliente?

Portanto, a falta de conhecimento é uma das deficiências de um fornecedor ruim.

Portanto, se você deseja fornecer atendimento ao cliente de primeira linha, deve começar aprendendo tudo o que puder sobre o produto ou serviço que venderá.

Realize uma análise comparativa dos principais concorrentes do mercado para fornecer respostas perspicazes aos compradores e enriquecer seu discurso de vendas.

Tendência de transferir a culpa quando as coisas dão errado

Embora erros e problemas sejam inevitáveis, revelam a falta de profissionalismo quando um vendedor se recusa a assumir a responsabilidade por suas ações e, em vez disso, coloca a culpa nos outros.

Por fim, para o cliente, o que importa é que resolva o problema, não quem cometeu o erro. Dessa forma, assuma a responsabilidade e não tente empurrar a resposta para outra pessoa. Se o erro foi seu, prometa corrigi-lo o mais rápido possível.

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