Primeiro emprego: dicas para conquistar uma vaga

Confira!

Dicas para conseguir o primeiro emprego

Para quem nunca trabalhou, enfrentar o árduo caminho para conquistar uma vaga de trabalho rumo ao primeiro emprego pode parecer assustador.

Porém, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo, tornando-o muito menos complicado. Vamos conferir, a seguir, quais são elas.

As atividades dentro do currículo

Certamente sua ainda curta vida profissional já deve ter passado por algum estágio ou mesmo um trabalho temporário ou quem sabe, um trabalho voluntário. Não deixe de incluir todas essas atividades relevantes no currículo.

As entrevistas

O que falar nas entrevistas? Sim, podem ser mais de uma, principalmente em grandes empresas, nas quais se fala primeiro com um selecionador, que fará uma primeira triagem. Posteriormente, outra entrevista irá acontecer com aquele que será o seu chefe imediato.

Para se preparar, faça uma entrevista com um colega, um familiar ou qualquer outra pessoa de sua confiança para treinar a sua fala, reveja seus pontos fracos e fortes e conduza a entrevista para aquilo que você deseja mostrar. Treinar essa etapa pode fazer toda a diferença na hora de encarar a verdade

Dinâmicas de grupo

Nos dias de hoje, os entrevistadores e os selecionadores vão querer analisar seu desempenho diante de situações que podem se apresentar no cotidiano.

Assim, para que esse objetivo possa ser atingido, esses selecionadores/entrevistadores aplicam uma dinâmica de grupo como parte do processo seletivo.

As dinâmicas de grupo são, na maioria das vezes, simulações de momentos que podem ser vividos na realidade de um ambiente de trabalho.

Será através da dinâmica de grupo, que às vezes podem mais parecer com brincadeiras, que os examinadores terão oportunidade de verificar traços da personalidade do candidato e o quanto ele é adequado para a vaga que se apresenta.

Conversas com colegas

Converse com quem já está trabalhando na área e mostre que está disponível e pronto para iniciar, peça uma indicação ou, até mesmo, uma referência. Isso poderá te ajudar dentro do processo seletivo.

Ainda, fale também com seus colegas de faculdade (se esse for o caso) e aproveite os serviços de encaminhamento para empregos que possam existir na instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.