A previsão mostra novos editais em Petrópolis por meio e o prefeito anuncia que serão 730 novas vagas que disponibilizarão por meio do Concurso Comdep (Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis). Feita para todos os níveis de escolaridade, veja cargos que serão pleiteados pelos participantes do concurso logo abaixo.
Veja cargos em novos editais em Petrópolis
O concurso Comdep Petrópolis, no Rio de Janeiro, será a porta de entrada para 730 novas pessoas ao funcionalismo público na cidade carioca. Conforme o prefeito Rubens Bomtempo em suas publicações nas redes sociais, a seleção de todos esses cargos será para preenchimento imediato, ou seja, para já iniciarem os trabalhos depois de aprovados no concurso Comdep.
Além dos cargos de preenchimento instantâneo, ainda estarão disponíveis vagas para criação de reserva pessoal para os níveis fundamental, médio e superior. Sendo assim, outras informações deverão ser divulgadas em breve em suas redes sociais, segundo o prefeito da cidade.
Segundo Bomtempo, “após 16 anos, serão abertas mais de 730 novas vagas para nível fundamental, médio e superior, para contratação imediata e criação de cadastro reserva”. Por isso, basta aguardar que a comissão disponibilize os editais que, por sua vez, poderão ser encontrados no site da prefeitura de Petrópolis ou nas redes sociais do prefeito.
Os cargos ainda devem ser confirmados pela Comdep Petropolis e a seleção deve ser feita por uma comissão já formada para trabalhar na escolha de uma banca organizadora. Logo após escolher a empresa e da assinatura do contrato, a data de publicação do edital da abertura e o funcionamento das inscrições serão liberados.
Cargos em diversas áreas pelo Concurso Comdep Petrópolis
Primeiramente, os cargos ainda não foram definidos, porém, as áreas de atuação serão administrativos, Guarda Municipal e Defesa Civil. Ou seja, biólogos, arquitetos, engenheiros e agentes da Defesa Civil estarão pleiteando as vagas por meio do Concurso Comdep. Ainda nas palavras do prefeito local, “vamos fortalecer ainda mais o planejamento público da nossa cidade”. Por isso, veja abaixo a divisão de cargos pelas áreas que precisam de profissionais:
Nível médio de escolaridade
- Educador infantil serão 322 vagas;
- Secretaria escolar serão 30 vagas.
Nível superior de escolaridade
- Professor de educação básica serão 525 vagas nas seguintes áreas:
- Ciências com 18 vagas;
- Artes com 7 vagas;
- Educação física com 20 vagas;
- Educação infantil com 363 vagas;
- Ensino religioso com 6 vagas;
- Geografia com 20 vagas;
- História com 16 vagas;
- Inglês com 15 vagas;
- Matemática com 25 vagas;
- Português com 35 vagas.
Além disso, ainda pode contar a reserva para PCD (pessoas com deficiência), negros e indígenas. Para secretaria escolar, além de ter ensino médio completo, a pessoa precisa ter curso técnico em Secretariado Escolar completo.
Quanto aos salários, saiba que as áreas que se iniciam nos níveis médios de escolaridade começam recebendo a partir de R$1.489,52, mas os níveis superiores podem receber até R$ 3.691. Por isso, veja abaixo como deve funcionar as inscrições e as avaliações para que um candidato seja aprovado para os cargos disponibilizados pelo concurso Comdep.
Inscrições e avaliação do concurso Comdep
As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de outubro de 2022, ademais, quanto á avaliação, exigirão 50 perguntas de alternativas para os níveis médio de escolaridade e 60 questões para o nível superior. Então, confira abaixo como serão distribuídas as questões abaixo:
- Português terá 10 questões;
- Conhecimento pedagógico vai ter 10 questões;
- História, geografia, turismo e educação para o trânsito vão ter 5 questões;
- Legislação terá 5 questões;
- Conhecimento específico vai ter 20 questões.
Sendo assim, essa avaliação citada acima é para o nível médio, enquanto o nível superior para professores que não sejam de português deve passar pelas seguintes questões:
- Conhecimento em pedagogia: 13 questões;
- História, geografia, turismo e educação para trânsito: 5 questões;
- Legislação: 7 questões;
- Conhecimentos específicos: 35 questões.
As pessoas que se classificarem na objetiva também deverão avaliar pela prova de títulos, mas essa avaliação é de caráter classificatório. Ou seja, em caso de empates nas notas das avaliações objetivas, o critério para aprovação serão os títulos conquistados por cada profissional em sua vida acadêmica.