A Previdência Social deve revisar o benefício de cerca de 170 mil beneficiários que estão recebendo auxílio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devido a incapacidade temporária. Se você recebe o benefício atualmente, saiba que poderá ser necessário perícia médica.
Veja também: Prova de vida: INSS pode bloquear benefício HOJE
O comunicado para realização da perícia médica deve ser feito para aqueles que estão há mais de seis meses sem realizar o procedimento e as convocações devem ser feitas a partir da próxima semana pelo INSS.
Segundo Ministério a Economia, a revisão a ser realizada pela Previdência Social do INSS pretende não sobrecarregar indevidamente os pagamentos do benefício por incapacidade temporária.
Para de fato a perícia acontecer, a Previdência Social do INSS deve analisar quais as condições operacionais e das agências disponíveis para o procedimento.
Nas agências da Previdência Social, de acordo com o governo, os peritos também poderão fazer horários extraordinários.
A Pasta ainda garante que o procedimento não deve atrasar outros atendimentos já agendados.
Como sei se fui selecionado pela Previdência Social para perícia médica no INSS?
Para saber se você foi selecionado para fazer a perícia médica pelo INSS é importante ficar atento a suas correspondências. Um comunicado deve ser enviado pelos correios no endereço que você cadastrou no INSS.
O Ministério da Economia também mencionou que a convocação, para perícia médica, pode acontecer também pelo por meio eletrônico ou editam em Diário Oficial.
Quem receber a correspondência terá até 30 dias para solicitar o agendamento.
Para realizar o agendamento, duas formas estão disponíveis:
- A primeira no site Meu INSS: basta selecionar “Agende sua Perícia Médica”;
- Já a segunda pode ajudar aqueles não tão familiarizados com a internet, basta ligar via Central 135.
“Das 724 agências da Previdência que possuem serviço de perícia médica 619 estão funcionando e 2.549 peritos médicos estão com as agendas abertas para atendimento. O tempo médio entre o agendamento e a realização da perícia médica está em 39 dias”, informou o Ministério da Saúde, em nota a UOL.