Para prevenir o envelhecimento precoce da pele é preciso mudar alguns hábitos e investir em uma alimentação à base de vegetais, além de beber muitos líquidos e, em especial, a água.
Isso porque o envelhecimento, quando não relacionado à idade, pode diminuir a autoestima da pessoa, impactando em sua autoimagem de uma maneira negativa e levando-a a procedimentos estéticos invasivos, por exemplo.
Por isso, no conteúdo de hoje vamos lhe apresentar quais são as pequenas mudanças no cotidiano que já poderão barrar o envelhecimento precoce da pele, melhorando o aspecto do tecido cutâneo e devolvendo a maciez do mesmo. Acompanhe e entenda.
Como prevenir o envelhecimento precoce da pele? Veja o que NÃO fazer
Antes de qualquer coisa, vamos entender quais são as atividades cotidianas que podem estar prejudicando a sua pele? Veja abaixo a lista e comece a riscá-las da sua rotina:
- Exposição solar em excesso e sem proteção: A exposição solar sem proteção pode acelerar o envelhecimento do tecido cutâneo, deixando-o com mais marcas de expressão e até mesmo manchas.
- Poluição: A poluição também pode aumentar os níveis de radicais livres nas células da pele.
- Não higienizar a pele adequadamente: Em paralelo ao que destacamos da poluição, é preciso higienizar a pele adequadamente para remover essas sujidades.
- Fumar: Fumar causa diversos problemas de saúde e, dentre eles, problemas de pele e envelhecimento precoce.
- Sedentarismo: O sedentarismo impacta diversos âmbitos de nossa vida, incluindo a saúde da nossa pele.
- Desidratação: As células da pele precisam de hidratação diária para manterem a firmeza e a beleza.
- Estresse: O estresse pode desencadear problemas de pele, especialmente no que diz respeito à psicossomatização.
- Má alimentação: Alimentos pobres em nutrientes e vitaminas podem diminuir a beleza da pele e sua proteção natural.
O que fazer para prevenir o desgaste da pele?
Agora que você compreendeu quais são os hábitos ruins que devem ser cortados, vamos à rotina de cuidados para prevenir o envelhecimento precoce da pele:
- Beba dois litros de água por dia: Para assim, garantir a hidratação da pele.
- Faça tratamentos de pele de maneira recorrente: E não estamos falando de tratamentos em salão, ok? Apenas a aplicação semanal de uma máscara de argila branca, por exemplo, já é capaz de melhorar a saúde do tecido cutâneo.
- Nunca durma de maquiagem ou sem higienizar o rosto: Ao longo do dia, ao caminharmos nas ruas, nossa pele se expõe à poluentes, ao sol e até mesmo à nossa maquiagem. Por conta disso, higienizar a pele com um gel de limpeza específico para este fim é essencial para remover sujidades profundas.
- Faça limpezas profundas: Esfoliações e máscaras de limpeza também devem entrar na rotina semanal de cuidados.
- Use protetor solar: Sempre. No frio, no calor, em dias mornos. Use sempre!
- Consuma alimentos antioxidantes: Estes alimentos expulsão os radicais livres e impedem a oxidação da pele. Alguns exemplos: Chocolate amargo, tomate, mamão, berinjela e cenoura.
- Durma bem: O sono impacta na saúde da sua pele, regenerando o tecido e deixando-o mais saudável.
- Tome banho na temperatura adequada: Para evitar o ressecamento do tecido. Ou seja, nem muito quente, nem muito gelado.
- Não use produtos vencidos: Eles podem desencadear efeitos nocivos na pele.
- Tenha hábitos saudáveis: Pratique exercícios, evite picos de estresse e mantenha uma vida equilibrada.
Dessa forma você certamente conseguirá prevenir o envelhecimento precoce da pele!