No dia a dia de trabalho, precisamos pensar em medidas que possam ajudar a prevenir a síndrome de burnout, visando a nossa própria qualidade de vida e saúde.
Afinal, a sobrecarga de atividades não atrapalha apenas o desempenho na atividade laboral, mas sim, prejudica a nossa saúde em diversas esferas de nossas vidas.
Por isso, tomar cuidado e proteger a própria saúde com base em uma rotina equilibrada é indispensável. Neste texto, apresentamos algumas ideias que podem contribuir para esse objetivo.
Vamos juntos!
Como prevenir a síndrome de burnout?
Existem pequenas ações que podem ajudar a prevenir a síndrome de burnout. Algumas são mais fáceis de colocar em prática, outras podem depender de terceiros, como no caso de delegar atividades ou de conversar com os gestores.
A seguir, damos mais exemplos e explicações:
1. Reconheça que existem limites
Um ponto de partida reflexivo que você pode levar em conta é algo óbvio, mas que às vezes é negligenciado pelas pessoas: nós temos limites.
Como seres humanos, não conseguimos arcar com todas as coisas que podem chegar até nós. Não somos máquinas capazes de processar infinitas informações e dados ao mesmo tempo.
Nós somos orgânicos, cansamos, ficamos exaustos, etc. Reconhecer esse ponto é muito importante para prevenir a síndrome de burnout e o excesso de trabalho.
2. Saiba dizer “não”
Por falar em reconhecer nossos próprios limites, não podemos deixar de citar a importância de aprender a dizer “não”.
O ato de negar algo que vai contra o que podemos fazer ou que ultrapassa os nossos limites é valioso demais. Com esse tipo de atitude, contribuímos para a construção de uma rotina mais adequada para nós mesmos.
Em contrapartida, quando aceitamos tudo dos outros, nos sobrecarregamos e tornamos a tarefa de prevenir a síndrome de burnout mais difícil.
3. Organize a sua agenda de trabalho
Ter uma agenda de trabalho organizada também é um caminho muito importante.
Ao construir uma agenda equilibrada, você evita que o seu dia fique com muitas tarefas para serem executadas.
É necessário aprender a dividir as demandas considerando os limites que apontamos anteriormente.
Além disso, mantenha uma margem de erro para os contratempos, pois se eles aparecerem e a agenda estiver inflexível, talvez você se sinta ainda mais sobrecarregado.
4. Desapegue e aprenda a delegar
Procure desapegar daquelas tarefas que estão enchendo a sua agenda e causando estresse, ansiedade e cansaço excessivo.
Aprender a delegar é uma das formas de prevenir a síndrome de burnout, uma vez que você retira um bloco excessivo de tarefas da sua agenda.
Caso contrário, a falta de conclusão da infinita lista de obrigações pode resultar em problemas emocionais e, claro, na síndrome de burnout.
5. Converse com o seu líder
Converse com o seu líder caso se dê conta de que o seu escopo de trabalho está ficando muito apertado. Você não precisa arcar com mundos e fundos apenas para agradar outra pessoa.
Assim, torna-se mais fácil prevenir os problemas de excesso de atividades e de sobrecargas físicas e mentais.
A sua saúde precisa estar em primeiro lugar, e não o desejo de agradar as outras pessoas. Pense nisso.