Pressão no trabalho: Como lidar com a pressão psicológica?
A pressão no trabalho pode desencadear um estresse excessivo e sentimentos de angústia e desânimo diante da quantidade de tarefas que devem ser executadas. A sensação que a falta da percepção de “dever cumprido” provoca no indivíduo é capaz de fadá-lo ao fracasso e à frustração profissional.
Como lidar com a pressão psicológica no trabalho? O que fazer para driblar estas sensações negativas? Como criar uma atmosfera mais saudável na corporação? Veja as respostas no decorrer de nosso conteúdo de hoje.
Como lidar com a pressão no trabalho
Lidar com a pressão no trabalho não é tarefa fácil, mas com calma podemos encontrar caminhos promissores para o bem-estar e o desenvolvimento de toda uma equipe.
1- Saiba exatamente as prioridades para cada dia de trabalho
Saber quais são as suas prioridades do dia a dia é essencial para saber exatamente por onde começar.
Muitas vezes, a pressão no trabalho está associada com a falta de conhecimento acerca do que deve ser feito primeiro e por último.
Com isso, todas as tarefas parecem urgentes e acabam criando uma carga intensa na vida do sujeito.
Portanto, observe atentamente os prazos e saiba exatamente o que deve ser feito por primeiro, seguindo um fluxo mais saudável.
2- Seja organizado e negocie prazos sempre que puder
Além de saber exatamente o que fazer primeiro, comece a aceitar novos trabalhos pautando-se em um prazo mais longo e satisfatório.
Assim você conseguirá organizar os seus dias com mais coesão, não se sobrecarregando em nenhum momento.
Saiba estabelecer o que deve ser feito agora e negocie os prazos que chegam muito apertados até você. E lembre-se: dizer “não” para o que é inviável, também é importante, ok?
3- Cuide da sua saúde física e mental
Um corpo dolorido, onde as costas e os ombros estão tensos, assim como a sensação de baixa autoestima e autocobrança excessiva, podem provocar uma pressão no trabalho ainda maior.
Afinal, quem é que se sente confortável com tanta sensação ruim percorrendo o corpo e a mente?
Por isso, procure manter a sua saúde fazendo os seus exames médicos regularmente, praticando exercícios todos os dias e desenvolvendo o autoconhecimento através da psicoterapia, por exemplo.
4- Saiba delegar e veja quem pode lhe ajudar
Quando a pressão no trabalho estiver associada à quantidade de entregas e prazos apertados, não hesite na hora de ver quem pode lhe ajudar!
Reconhecer os seus limites e buscar delegar funções fará com que o seu trabalho flua de uma forma mais natural, leve, saudável e promissora.
5- A pressão no trabalho apareceu? Não entre em pânico e respire fundo!
Quando tudo parecer “perdido”, não entre em pânico e respire fundo. Até mesmo as técnicas de respiração poderão ajudar você.
Assim você garante uma pausa de 2 minutos e restaura as sensações do corpo, levando mais oxigênio para o cérebro e melhorando a sua tomada de decisão.
Gerenciar os sentimentos de forma inteligente irá impedir que você tome decisões precipitadas.
6- Quebre os problemas em partes menores, resolvendo uma coisa de cada vez
Assim que você conseguir acalmar os ânimos, observe o que deve ser feito, com mais tranquilidade. Quebre os problemas em partes menores, criando um passo a passo para resolvê-los.
Considere usar o efeito do “aqui e agora”, focando em uma tarefa por vez. Não pense no depois. Pense na etapa que está sendo concluída, uma a uma. Quando você se der conta, já estará com grande parte do problema resolvido, de forma natural e saudável.