O Auxílio Emergencial de 2021 foi um benefício que o Governo Federal. Desse modo, se destinou aos cidadãos que participaram do programa durante o ano de 2020 e que ainda estejam dentro dos critérios do benefício. O programa, então, possui o objetivo de fornecer uma ajuda financeira aos grupos familiares que estejam sofrendo com os impactos da pandemia e se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Assim, a empresa Dataprev realizou a seleção dos participantes para este ano, tendo a validação do resultado pelo Ministério da Cidadania. Não foi necessário que os beneficiários efetuassem um novo cadastro. Portanto, o processo seletivo contou com participantes que já estavam inscritos no benefício durante o ano 2020.
Contudo, os valores de 2021 sofreram uma alteração, ganhando um novo formato. Atualmente, o benefício apresenta o pagamento de três valores distintos, R$ 150, R$ 250 e R$ 375. Estes, então, variam de acordo com a constituição do grupo familiar de cada cidadão.
Além disso, a Caixa Econômica Federal se apresenta como o principal operador financeiro da medida, sendo uma instituição de extrema importância para o funcionamento correto do programa. Todos os recursos da medida são fornecidos pelo Governo Federal, sob ação do Ministério da Cidadania.
Caixa Econômica passou por um processo de digitalização
Recentemente, o presidente da instituição, Pedro Guimarães, ressaltou a importância da instituição e todos os processos de digitalização que o banco vem sofrendo nos últimos anos. Atualmente, a Caixa conta com mais de 107 milhões de contas digitais, no qual grande parte foi criada para atender as demandas necessárias para o pagamento do Auxílio Emergencial, por meio do Aplicativo Caixa Tem, que possui um funcionamento desburocratizado e simples.
Ademais, entre o ano passado e o presente, o banco contabilizou um total de R$ 329, 5 bilhões em pagamentos repassados à população. Ao todo, desde sua criação, o Auxílio Emergencial contemplou cerca de 68 milhões de pessoas.
O que é a Conta Poupança Social Digital?
A Conta Poupança Social Digital é uma conta simplificada e gratuita. Dessa forma, ela foi criada com a intenção de inserir os beneficiários do Auxílio Emergencial no ambiente bancário. Em conjunto, também fornece a eles diversos serviços, além de possibilitar o recebimento e movimentação dos valores recebidos por meio do Auxílio Emergencial.
No entanto, a conta possui limite mensal de até R$ 5000, de forma que o usuário pode controla-la através do aplicativo Caixa Tem.
Nesse sentido, caso a conta receba um valor maior do que R$ 5 mil em um só mês ela sofrerá com bloqueio. Assim, neste caso, o beneficiário poderá solicitar a mudança para uma Poupança Digital Caixa pelo Caixa Tem ou em uma agência física da instituição.
A abertura da Conta Poupança Social Digital acontece de maneira automática para o pagamento de benefícios sociais de responsabilidade da União, Estados ou Municípios, de acordo com a Lei 14.075/2020, de 22 de outubro de 2020.
Presidente da Caixa Econômica relata que banco é o braço social do governo
Na última terça-feira, 17 de agosto, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, apresentou o relatório de gestão da instituição. Desse modo, o documento destacava diversos números do banco, como o pagamento do Auxílio Emergencial e outros programas que a instituição bancária opera.
Sob a liderança do atual presidente desde 2019, o grande destaque da Caixa se vinculou ao pagamento do Auxílio Emergencial, já que a instituição é o principal operador financeiro do benefício.
Além disso, também criado durante a pandemia, o BEm (Benefício Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda), programa de complementação salarial, pagou R$ 19,5 bilhões.
Durante a análise do relatoria, Guimarães declarou que o instituição “é o braço social do Governo Federal”. Nesse sentido, entre os anos de 2019 e 2021 houve o pagamento de R$ 61,2 bilhões do Programa Bolsa Família, R$ 53,6 bilhões de Abono Salarial e R$ 286 bilhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ademais, o gestor também comentou sobre o programa Caixa Mais Brasil, no qual executivos do banco viajam a diversas partes do país.
“Uma questão muito importante desta gestão foi sair de Brasília e visitar o Brasil para conhecer tudo o que está acontecendo”, disse. O programa já teve 110 edições, e passou por mais de 200 municípios. “83% dessas edições foram em cidades do interior do Brasil, 48% em cidades do Norte e do Nordeste, porque são as regiões mais carentes”, relatou o mesmo.
Pedro Guimarães também destaca outras medidas da instituição
De acordo com o presidente da Caixa, houve a economia de mais de R$ 645 milhões pela instituição com a entrega de mais de 100 prédios e a renegociação de dívidas, como aluguel. Assim, o número de prédios administrativos diminuiu de 248, em 2019, para 115, em 2021. A vontade da gestão, portanto, é encerrar o ano com 87 instalações.
O líder da instituição também comentou sobre os programas de incentivo ao que chama de meritocracia em grandes cargos do banco.
“Houve a escolha de 14 líderes femininos. Quando comecei, não havia nenhuma, nem vice-presidente, nem diretoras. Na minha cabeça era uma questão não meritória. A partir do momento em que as escolhas foram meritocráticas, essas 14 mulheres ascenderam”, ressaltou.
Para o próximo ano estão previstas a criação de mais 268 novas unidades do banco, das quais, 100 serão totalmente especializadas no agronegócio. Os estados que mais receberam unidades serão Pará (30), Maranhão (27) e Ceará (20).
Relatório de gestão indica a ouvidoria da Caixa como destaque
Além de todas essas informações, o relatório ainda diz que a ouvidoria da Caixa é a melhor entre as 5 principais instituições financeiras do Brasil.
Sobre o assunto, então, Pedro Guimarães entende que a conquista ocorreu mesmo com a alta demanda dos programa assistenciais. Desse modo, ele diz que “em relação à ouvidora, a Caixa é o melhor entre todos os bancos grandes. Nós não éramos, chegamos a ser o pior, e hoje somos os melhores, mesmo com todos os pagamentos do Auxílio Emergencial. Isso é uma demonstração clara do esforço dessa gestão. Saímos do pior banco entre os 5, para o melhor”.
No entanto, durante o levantamento do Banco Central, a Caixa Econômica se apresenta como o principal alvo de reclamações quando em comparação com as outras 5 instituições bancárias presentes no país. Além disso, aparece como a líder no número de queixas em lista divulgada no fim do mês de julho sobre o primeiro trimestre do ano de 2021.