É quase Dia das Mães! É uma grande oportunidade para o varejista ganhar algum dinheiro extra. No entanto, uma preparação cuidadosa é essencial. Por fim, se sua loja não estiver pronta, você não conseguirá lidar com o fluxo de clientes em potencial. Por isso que hoje, indicaremos como preparar sua empresa para aumentar as vendas para o Dia das Mães.
Use o Dia das Mães como uma oportunidade para aumentar as vendas!
Prepare sua empresa para aumentar as vendas para o Dia das Mães
Descubra o que pode fazer para potenciar as vendas neste dia monumental da sua loja:
Comece por dar uma caprichada na vitrine da loja
É crucial evitar estereotipar as mães criando campanhas que incluam uma ampla gama de identidades maternas. À medida que as compras online se tornam cada vez mais populares, as lojas físicas devem se diferenciar para reter os clientes que ainda não realizaram a troca. Seja imaginativo!
Mostre fotos de seus clientes ou funcionários com suas mães e fazer com que testemunhem o papel que desempenham em suas vidas. É uma maneira de mostrar aos clientes que eles são importantes para sua loja. Poste as fotos nas redes sociais e na loja.
É crucial seguir o caminho emocional. As estórias têm o potencial de atrair uma ampla variedade de estilos maternais. Aproveite!
O cliente principal naquele momento será aquele que fará a apresentação, então os gostos da clientela provavelmente mudarão bastante, mesmo que ele tenha um perfil de cliente feminino muito específico.
Invista no visual femme fatale para aumentar as vendas, enfatizar aos potenciais compradores que sua loja oferece os estilos que sua mãe gosta de comprar. Ofereça uma variedade de looks representando vários estilos (dentro dos 7 estilos universais e tendências atuais) a fim de despertar o interesse do consumidor. Este fator tem o potencial de convencer o comprador a comprar o look inteiro.
Incremente sua loja com campanhas de marketing e estratégias de vendas
Mas não esqueça de abastecer o estoque com as principais peças anunciadas, os mais vendidos do ano e os kits para o Dia das Mães (conjuntos jeans ou regata, por exemplo).
Um estoque completo requer comunicação antecipada com fornecedores e expedidores. O tamanho do pedido será maior e você poderá negociar um desconto melhor.
Invista em uma boa técnica de vendas
Não basta ter uma loja bem abastecida, os seus vendedores também precisam estar prontos. Boas técnicas de vendas também o ajudarão a vender sem “empurrar” os produtos para o cliente.
Os vendedores provavelmente terão que ajudar mais de um cliente por vez, portanto, eles precisarão encontrar um equilíbrio entre dar a cada cliente a atenção individualizada que eles merecem e não “abandonar” ninguém no processo.
Aposte no Marketing Olfativo e no Atendimento Individualizado
O atendimento individualizado é uma estratégia de marketing comprovada para atrair clientes e, em última análise, fazer mais vendas. Em um potencial comprador, ele pode evocar sentimentos de elegância, luxo, sofisticação, cuidado, conforto e até nostalgia da própria mãe do comprador.
O melhor cenário é se a loja tiver um aroma característico que seja parte integrante da identidade da marca. É preciso tornar o momento em que a mãe abre o presente ainda mais memorável, você pode se inspirar nas sacolas. Além disso:
- Você pode confiar na paciência e atenção dos vendedores;
- Tenha seu espaço sempre limpo e arrumado;
- Utilize as redes de mídia social por serem poderosas ferramentas de vendas;
- Coloque fotos no feed do Instagram e nos stories dos usuários, bem como nas atualizações de status;
- Projete looks para clientes, e ofereça cupons de desconto para cada um separadamente;
- Mostre os preparativos do dia nos stories;
- Elabore sugestões de presentes do TikTok com campanha de itens de estilo;
- Participe de todas as plataformas de mídia social existentes. As plataformas escolhidas exigem atualização constante com as últimas imagens da campanha do Dia das Mães, cópia polida e individualizada;
- Envie respostas a cada comentário;
- Divulgue as condições de pagamento.
Ofereça descontos e brindes nas compras efetivadas
A data deve ser considerada seriamente, por isso, descontos e brindes são sempre apreciados.
Nem todos hoje também aderem a um método de pagamento uniforme. Portanto, quanto maior a variedade de métodos de pagamento que você oferecer (incluindo parcelado, sem juros, PicPay, etc.), maiores serão suas chances de fechar negócio e realizar mais vendas.
Ainda considere, não envolver a cobrança de juros no parcelamento.
Este dia é muito especial para as mães, filhos e pais, portanto, prepare um ambiente agradável para receber as pessoas para realizar as compras.