Até a data desta publicação, domingo (02.10), estão abertas as inscrições para participar da 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que, este ano, celebra os 10 anos da premiação, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: inscrições se encerram neste domingo (02)
O objetivo do projeto é incentivar, reconhecer e dar visibilidade a propostas que se destacam nas melhores iniciativas sustentáveis em todo o turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
Quem pode participar do Braztoa?
Podem participar operadores de turismo que fazem parte da Braztoa, empresas do setor, fundações, associações e organizações da sociedade civil, instituições governamentais, além de profissionais de mídia e iniciativas acadêmicas.
Segundo destaca o Ministério do Turismo (MTur), a premiação será dividida em três categorias: Operadoras Associadas, Parceiros de Negócios e Parceiros Institucionais; e duas Menções Honrosas: Mídia e Academia.
A cerimônia de premiação será em dezembro, no Bioparque, em Campo Grande (MS) e reconhecerá publicamente todos os vencedores. Além disso, serão escolhidas 10 iniciativas resultantes de operadoras associadas, parceiros de negócios, de entidades ou institucionais, e duas menções honrosas de mídia e academia que promovam o tema da sustentabilidade no turismo.
Valores considerados
Segundo destaca o Ministério do Turismo (MTur), os valores da Braztoa serão levados em conta na avaliação, sendo eles: ética; comprometimento; sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência.
O prêmio Braztoa completa 10 anos possuindo mais de 900 inscritos e 92 premiados no Brasil. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e pelo Ministério do Turismo (MTur), o prêmio é o principal contribuinte para o turismo sustentável do país.
O crescimento do turismo no Brasil
O Ministério do Turismo (MTur) destaca que em setembro, o Brasil foi eleito o melhor destino da América do Sul para cruzeiros e para viagens entre jovens.
World Travel Awards: reconhecimento internacional
A iniciativa global “World Travel Awards” na Jamaica, reconheceu a excelência em viagens e turismo e é avaliada por profissionais do setor e pelo público.
O turismo impacta diretamente a economia
De acordo com informações oficiais do Ministério do Turismo (MTur), esse ano, o Brasil movimentou mais de R$ 1,08 bilhão na economia e foram ofertados 193.927 leitos, em cinco navios, 56 roteiros e 183 paradas em destinos nacionais. Portanto, o turismo impacta a economia de forma direta, sendo um setor que cria diversas vagas no mercado.