Em Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula abre novo edital de processo seletivo simplificado cujo objetivo é o provimento de 21 vagas para profissionais da área da saúde.
As oportunidades são para os cargos de agente de combate às endemias (3 vagas) e agente comunitário de saúde (18 vagas). O salário oferecido será no valor de R$ 2.424,00, por carga horária de 40 horas semanais.
INSCRIÇÃO
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre o período de 15h de 14 de março de 2023 até às 15h do dia 14 de abril de 2022, exclusivamente no endereço eletrônico oficial da banca organizadora Elo Assessoria. O valor da inscrição está fixo em R$100,00, com possibilidade de solicitar a isenção no dia 27 de fevereiro de 2023, no horário das 9h às 22h, conforme edital.
PROVAS
Os candidatos serão avaliados mediante provas objetivas (caráter classificatório e eliminatório) com 30 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, conhecimentos gerais e conhecimentos de legislação de saúde pública. As avalialções serão realizadas no dia 7 de maio de 2023.
O processo seletivo é válido por 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração.
Atribuições
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: realizar mapeamento de sua área; cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; identificar indivíduos e fam ílias expostos a situações de risco; identificar área de risco; orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontológico, quando necessário; realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas p rioritárias da Atenção Básica; realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; entre outras atividades.
AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS: prevenir, controlar e alertar sobre epidemias e agravos de maneira oportuna; permanente vigilância epidemiológica sobre doenças de notificação compulsória; organizar o Município em distritos geo-sanitários para se ter uma visão ampla de toda a comunidade; fiscalizar mercados, feiras, casas comerciais e indústrias que lidam com produtos de interesse da saúde pública, matadouros e abatedouros; participar nas ações de controle d e zoonoses; fiscalizar atos de depredação contra a fauna e a flora do Município; planejar e programar ações de promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos nas ações de vigilância ambiental , sanitária e epidemiológica em nível de complexidade compatível com o perfil profissional e executar ações de controle químico de vetores.