Preciso ir ao CRAS para resolver a revisão do Bolsa Família ou posso fazer online?
Esteja atento às exigências do programa de transferência de renda
Aqueles que conquistam o direito de receber o Bolsa Família precisam ficar em constante observação nas atualizações do programa, de forma a não deixar de atender nenhum requisito ou nova solicitação que se faça.
Assim, é importante saber como funciona o processo de revisão do Bolsa Família e como você deve proceder.
Afinal, é necessário ir até o CRAS para resolver a revisão ou existe uma alternativa que permite fazer online?
Siga a leitura e confira os esclarecimentos.
Revisão do Bolsa Família
Para simplificar, a revisão do Bolsa Família pode ocorrer tanto no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quanto online. Assim, o beneficiário tem uma grande comodidade, mas é preciso conhecer as regras.
Apesar de ser possível o processo online, este é permitido apenas para confirmar as informações que permaneçam iguais, ou seja, em caso de mudança de endereço, alteração na renda, ou outro item similar, é preciso comparecer pessoalmente no CRAS.
Em suma, quando a revisão se conclui e fica em dia, acontece o restabelecimento do benefício, e as famílias voltam a ter as parcelas do programa, podendo inclusive recuperar pagamentos retroativos, de acordo com a avaliação dos órgãos responsáveis.
O que pode levar ao cancelamento?
O governo segue constantemente com uma operação de revisão do Bolsa Família, mais conhecida por pente-fino. Com isso, diversas famílias são convocadas ao CRAS.
Na prática, a iniciativa tem por objetivo corrigir pendências no Cadastro Único (CadÚnico), e verificar quem de fato atende às exigências do programa.
Então, cabe destacar que segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), inconsistências no cadastro relacionadas à renda ou composição familiar, foram os principais motivos para o cancelamento dos benefícios.
Além disso, o não cumprimento dos critérios de elegibilidade, como frequência escolar das crianças e atualização das vacinas, também pode resultar na suspensão do benefício.
Desse modo, as famílias precisam ficar sempre em alerta para esses requisitos, de forma a evitar o cancelamento do auxílio mensal.
Atualizar os dados pelo aplicativo
Você pode instalar o aplicativo do Cadastro Único e seguir os passos abaixo para dar andamento na revisão do Bolsa Família:
- Faça o download do app “Cadastro Único” na loja de aplicativos do seu celular;
- Abra o aplicativo e clique na opção “Entrar com o Gov.br”;
- Clique em “Atualização cadastral por confirmação” na tela principal.
Ao acessar essa opção, o beneficiário pode receber alguns dos avisos abaixo:
- Banner vermelho: indica que o cadastro da família está desatualizado;
- Banner amarelo: sinaliza que o seu cadastro está prestes a ficar desatualizado, então é importante realizar a atualização cadastral por confirmação, na mesma tela do app;
- Banner verde: indica que os seus dados estão atualizados no Cadastro Único e não há motivo para preocupação.
Por fim, caso seja necessário atualizar os dados, o aplicativo irá informar o que fazer e quais os documentos pendentes, que precisam de atualização.
Em geral, a documentação inclui documento de identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todas as pessoas da família que moram na mesma casa.
Para concluir, vale lembrar que a atualização dos dados deve ser feita, no mínimo, a cada dois anos, ou de forma imediata, sempre que houver qualquer mudança na estrutura familiar.