Prazo para solicitar Auxílio de R$ 5,1 mil acaba nesta TERÇA (25); veja como pedir

Prazo para solicitar Auxílio de R$ 5,1 mil acaba nesta TERÇA (25); veja como pedir

Milhares de brasileiros que atendem as regras do novo auxílio ainda não conseguiram receber o saldo de R$ 5,1 mil

Se você ainda não recebeu o auxílio reconstrução no valor de R$ 5,1 mil mesmo se encaixando em todas as regras de recebimento, está na hora de se apressar. De acordo com informações do governo federal, o prazo para solicitar o novo saldo acaba já nesta terça-feira (25).

A obrigação de solicitar o benefício, no entanto, não é do usuário, mas do município que foi atingido pelo desastre do estado do Rio Grande do Sul. Assim, caso o cidadão resida em uma cidade que ainda não fez o pedido, a dica é pressionar a prefeitura para que ela envie os seus dados até antes do fim do prazo.

Várias cidades não enviaram

Neste sentido, vale frisar que o governo federal está preocupado com a alta quantidade de municípios que ainda não enviaram tais informações. Dados mais atualizados do Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul indicam que 182 cidades ainda não fizeram a solicitação e 167 mil famílias podem deixar de receber o benefício.

“Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”, afirma o ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Depois que as prefeituras enviarem os dados dos usuários, os cidadãos ainda terão que confirmar o interesse em receber o saldo de R$ 5,1 mil. O interessado poderá fazer esta confirmação mesmo depois do dia 25, desde que as prefeituras enviem os dados corretamente até o dia 25.

Prazo para solicitar Auxílio de R$ 5,1 mil acaba nesta TERÇA (25); veja como pedir
Rio Grande do Sul acabou de passar pelo maior desastre ambiental de sua história. Imagem: Concresul/ Agência Brasil

O que é o Auxílio Reconstrução

A ideia do Auxílio Reconstrução é fazer um pagamento único no valor de R$ 5,1 mil para cada uma das famílias atingidas pelo desastre do Rio Grande do Sul. Mas para que este dinheiro seja enviado, é necessário que o cidadão confirme o seu cadastro no site oficial do governo federal, e muita gente ainda não fez isso.

“Das mais de 186 mil famílias aprovadas, muitas ainda precisam confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução. A confirmação é indispensável para que o pagamento seja realizado”, disse o Ministério do Desenvolvimento Regional nesta semana.

Quem pode se inscrever

De acordo com informações do governo federal, podem receber o benefício os seguintes grupos:

  • famílias do Rio Grande do Sul que estejam desabrigadas ou desalojadas;
  • residentes em áreas efetivamente inundadas, parcial ou totalmente, ou danificadas por enxurradas ou deslizamentos em decorrência dos eventos climáticos no estado.

Para além disso, o cidadão também precisa ter endereço indicado em uma das mais de 300 cidades que estão em situação de calamidade pública ou de emergência oficialmente reconhecida pelo governo federal.

Além de residir em uma das cidades contempladas, o cidadão também tem que cumprir outras regras para o recebimento do auxílio de R$ 5,1 mil. Por isso é importante atentar para a consulta ao seu nome, que está sendo aberto neste dia 27 de maio, no site oficial do programa.

“As prefeituras começaram a fazer os cadastros das famílias no dia 20 de maio. A partir do dia 27 de maio, as pessoas identificadas pela prefeitura como “responsável familiar” poderão entrar no sistema do auxílio, com a senha do gov.br, e verificar se a família consta no cadastro enviado pela prefeitura”, explica o governo federal.

O processo de inscrição no Auxílio

Se você reside no Rio Grande do Sul, e está precisando deste dinheiro, saiba que as inscrições para o programa foram abertas na última segunda-feira (27). A verificação pode ser feita no site gov.br.

  1. Os municípios enviam para o governo federal os dados das famílias desalojadas, informando seus membros e o endereço completo;
  2. A pessoa identificada como responsável pela família confirma as informações no gov.br;
  3. Após a confirmação, os dados são enviadas para a Caixa Econômica Federal, que vai efetuar o pagamento.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade.

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