PR: Estado não repassa vacinas para profissionais da educação mesmo com volta às aulas

As aulas presenciais no estado do Paraná voltaram nesta segunda-feira (10) e o retorno continuará ocorrendo de forma gradual. Entretanto, o planejamento para vacinação dos profissionais da educação não possuem uma previsão para acontecer.

De acordo com nota enviada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) à Rádio CBN Curitiba, “as doses ainda não foram enviadas pois estão aguardando pactuação entre os municípios”. Segundo a pasta, tudo indica que a vacina chegará ainda esta semana.

Anúncio de vacinação

Vale dizer que o anúncio da vacinação dos professores ocorreu na última terça-feira (4) pelo governador Ratinho Junior (PSD). No mesmo dia, houve a divulgação do retorno das aulas presenciais.

A priori, de acordo com Ratinho, a volta das atividades presenciais nas escolas do Estado iria acontecer em paralelo com o processo de imunização de 32.760 professores, assim como demais profissionais da educação.

Ou seja, cerca de 15,5% dos trabalhadores da educação previstos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Segundo o governo estadual, o total é 210.897 profissionais.

Algumas cidades refizeram planejamento

Procurado pela imprensa, o Governo assumiu que pretendia ter iniciado a vacinação dos professores e outros trabalhadores da educação antes do início das aulas. Entretanto, não houve mais explicações do porquê não ter seguido com esse planejamento inicial.

A saber, alguns municípios puderam remanejar certa quantidade de vacinas para os profissionais da educação, mesmo que o plano não tenha se iniciado no Estado. A cidade de Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por exemplo, decidiu fazer isso a tempo de começar as aulas.

Já no caso de Curitiba, de acordo com a prefeitura, a vacinação de profissionais da educação continua sem uma previsão para iniciar. Em nota, o órgão comunicou que “não recebeu até o presente momento doses para o atendimento desse público”.

Compartilhe esta notícia com quem precisa saber disso.

Não deixe de ler também – Acre: Servidores da Educação fazem manifestação contra retorno de aulas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.