A equipe de tecnologia da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) do Paraná está desenvolvendo um novo sistema que vai otimizar a correção de redação dos alunos da rede estadual do Paraná. Baseado em inteligência artificial, a nova ferramenta vai otimizar a dinâmica e garantir aos estudantes uma produção textual muito mais rápida.
A previsão inicial é de que a ferramenta esteja disponível em setembro para o uso de todos os alunos e professores da rede estadual. O novo sistema será integrado ao Google Classroom, onde o aluno poderá acessar e inserir seus textos para correção automática. Essa correção automática vai dinamizar o processo, ajudando o estudante a ampliar sua produção, podendo evoluir mais em menos tempo.
Ferramenta de apoio ao professor
O secretário de Educação, Renato Feder, explica que a ferramenta será benéfica para o professor, pois enquanto o sistema faz a correção de erros ortográficos e de concordância, o professor poderá concentrar-se em questões essenciais da redação. “O professor poderá focar em trabalhar com o aluno questões mais subjetivas ao texto como a argumentação, as práticas textuais, o gênero textual, a interpretação, o raciocínio e a didática do estudante”, explica o secretário.
O diretor de tecnologia e inovação da Seed, Gustavo Garbosa, conta que o sistema on-line usa da inteligência artificial para fazer a correção da ortografia e do formato dos textos, sendo que seu intuito principal é ajudar o aluno a evoluir na elaboração da redação. “O sistema está sendo produzido para fazer a correção automática das redações dos alunos, otimizando assim o tempo de trabalho do professor”, explica.
Enem
Um dos focos principais na elaboração da ferramenta é a produção para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No exame, a redação é parte essencial para garantir uma vaga nas melhores universidades públicas do Brasil. “Por meio da tecnologia o aluno expandirá seus conhecimentos e treinará sua redação não apenas só para o ensino regular, mas para os futuros vestibulares e o Enem”, destaca Feder.
Neste ano, mesmo em situação de pandemia, o Paraná teve a marca histórica de inscrições para o Enem; foram mais de 53 mil inscritos apenas de alunos vindos da rede estadual, um aumento de quase 40% em relação ao ano anterior. Este aumento significativo reforça a importância de se dedicar à prática de produção textual, já que a redação é um fator de peso para o acesso dos alunos às universidades.